Saiba como usar o seu FGTS na compra uma casa.
Criado para proteger trabalhadores após uma demissão, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) surgiu em 1966, durante o governo do marechal Castelo Branco. A ideia era criar uma espécie de poupança mensal financiada pelo empregador. Esse fundo seria um amparo caso houvesse necessidade de dispensar o funcionário sem comprometer uma fatia grande da receita do empregador. A “poupança” seria acumulada por depósitos mensais equivalentes a 8% dos ganhos brutos do funcionário.
Em vigor desde então, o FGTS se tornou um facilitador do sonho da casa própria, já que a lei que criou o fundo prevê a possibilidade de usá-lo, mesmo sem a quebra do vínculo empregatício, na aquisição de imóveis.
>Quem não quiser o saque emergencial do FGTS deve informar urgentemente à Caixa
Mas você conhece as regras para usar o fundo na compra de um imóvel? A INFORME BRASIL reuniu as dúvidas mais comuns e preparou um guia para que você não passe por complicações na hora de concretizar a compra do seu imóvel.
FGTS para compra de imóveis e construçãoPara quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total.
>STF adia data de julgamento da Correção do FGTS
FGTS para amortização ou liquidação do saldo devedor
O saldo do FGTS pode ser usado para quitar totalmente ou parcialmente sua dívida, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).
Pagamento de parte do valor das prestações com FGTS
Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).
>Caixa libera sistema para você consultar o saldo a sacar do FGTS pela internet
Para o comprador
É preciso ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em empresas diferentes.
>Caixa muda datas e faz um novo calendário para quem quer sacar o FGTS
Para o imóvel
>PIS/Pasep 2020/2021: novo calendário e valores são divulgados
Você não pode usar o FGTS para
O que você paga
Fonte: Caixa