A criação de vídeos com base nas tendências do YouTube permite que você apareça no feed de notícias e nas recomendações. O YouTube é uma ótima plataforma de visibilidade, pois o conteúdo de vídeo atrai muita atenção e geralmente gera muito engajamento.
No entanto, gerar visibilidade nessa plataforma não é fácil, pois existem muitas marcas e criadores de conteúdo que trabalham há muito tempo e conseguiram gerar uma grande comunidade.
Uma forma de atrair mais visitas ao nosso canal é criar conteúdo atual, para o qual podemos aproveitar os tópicos que estão em alta no YouTube para criar uma estratégia de conteúdo que nos permita estar atualizados e criar vídeos que se tornem virais, como bem como aproveitar aqueles que não funcionaram bem na época e postá-los novamente quando o assunto estiver em alta novamente.
As tendências de pesquisa do YouTube nos permitem explorar ideias de tópicos que interessam às pessoas e, ao mesmo tempo, podemos encontrar vários tópicos com menos concorrência, mas nos quais as pessoas já demonstraram grande interesse. Dessa forma, é mais provável que nossos vídeos apareçam nas seções “Explorar”, bem como nos vídeos sugeridos.
Por outro lado, deve-se notar que a criação de vídeos usando tendências do YouTube dará visibilidade ao restante dos vídeos em nosso canal, pois eles serão sugeridos para pessoas que viram o vídeo de tendências.
Em primeiro lugar, o YouTube tem sua própria página de tendências onde podemos encontrar os vídeos que estão em alta no momento, com temas que vão desde música a celebridades e eventos de todo o mundo. Esta seção é atualizada a cada 15 minutos e, ao contrário do nosso feed, mostra as tendências do nosso país, independentemente de nossas preferências.
Para selecionar os vídeos desta seção, o YouTube leva em consideração a contagem de visualizações, a velocidade de seu crescimento, a origem dos usuários; a idade do vídeo e o desempenho do mesmo, em comparação com outros vídeos do mesmo canal.
Para encontrar as tendências do YouTube, basta clicar em “Explorar”, que aparece no menu à direita e, uma vez dentro, selecionar a opção “Tendências”, como podemos ver na imagem a seguir:
Por outro lado, podemos usar o Google Trends para encontrar tópicos que estão em alta no YouTube. Neste caso, basta realizar uma pesquisa e alterar os dados e selecionar “Pesquisa no YouTube”.