Caixa ensina como contestar resultado do cadastro do auxĂlio emergencial
Ontem (27/05) a vice-presidente de Governo da Caixa EconĂ´mica Federal, Tatiana ThomĂ©, apresentou um tutorial sobre os procedimentos que o cidadĂŁo deve seguir para contestar pedidos negados ou retificar informações do auxĂlio emergencial.
Assista na Ăntegra
As pessoas que tiveram o pedido de auxĂlio emergencial considerado inconclusivo devem fazer um novo cadastro no site ou no aplicativo Caixa AuxĂlio Emergencial.
Segundo a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana ThomĂ©, o pedido de novo cadastro deve ser preenchido em duas situações: quando o requerimento Ă© considerado inconclusivo (quando o cadastro nĂŁo consegue ser avaliado) ou quando o benefĂcio Ă© negado.
Nos dois casos, o usuário pode corrigir informações mais de uma vez, mas a análise e a liberação do benefĂcio depende da Dataprev, estatal de tecnologia que verifica as informações em 17 bases de dados.
– Bolsonaro revela possĂveis valores da 3ÂŞ e 4ÂŞ parcela do AuxĂlio Emergencial
Quem teve o benefĂcio negado, mas discordou dos motivos, pode contestar a análise no site ou no aplicativo da Caixa.
Nesse caso, nĂŁo Ă© possĂvel corrigir os dados. Apenas confirmar as informações prestadas e pedir uma nova análise. Diferentemente da apresentação de um novo pedido, a contestação sĂł pode ser pedida uma vez.
Por que o cadastro foi considerado inconclusivo?
A vice-presidente da Caixa apresentou a lista dos principais motivos pelos quais o cadastro Ă© considerado inconclusivo. Entre as razões, estĂŁo a marcação como chefe de famĂlia sem indicação de parentes, nĂŁo ter informação de sexo masculino ou feminino nas bases do governo (ou sexo masculino numa base e feminino em outra) e incorreção no nĂşmero do Cadastro de Pessoas FĂsicas (CPF) ou da data de nascimento de pessoas da famĂlia.
TambĂ©m aparecem como motivos a informação de membros da famĂlia com indicativo de morte e usuários que declararam membros da famĂlia no primeiro pedido e nĂŁo declararam no segundo ou declararam nĂŁo ser chefes de famĂlia no primeiro pedido e informaram sustentar a famĂlia no segundo cadastro.
– Beneficiários do Bolsa FamĂlia podem sacar e utilizar dinheiro do AuxĂlio Emergencial
Por que o cadastro nĂŁo foi aprovado?
O aplicativo e o site da Caixa informam o motivo pelo qual o pedido foi indeferido. No entanto, segundo Tatiana, a contestação e a nova solicitação com retificação de dados sĂł podem ser feitas em quatro circunstâncias: quando o requerente tem vĂnculo empregatĂcio, casos de morte na famĂlia, recebe algum benefĂcio (seguro-desemprego, seguro-defeso ou benefĂcio da PrevidĂŞncia Social) ou renda mensal familiar superior a trĂŞs salários mĂnimos ou meio salário mĂnimo por pessoa.
Caso o aplicativo ou o site informem outro motivo, a contestação ou a retificação de dados num novo cadastro não poderá ser feita. A vice-presidente da Caixa explicou que os dados informados pelo cidadão para iniciar o novo cadastro deverão ser iguais aos da Receita Federal.
As Ăşltimas versões do aplicativo permitem o uso de documentos como carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte para o cadastro. Nas primeiras versões, sĂł era possĂvel apresentar a carteira de identidade.
A tela de abertura do aplicativo exige CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Caso o usuário tenha mãe desconhecida nos dados da Receita, deverá marcar a opção, que aparece no aplicativo. As regras de pedido e de contestação são definidas pelo Ministério da Cidadania. A Caixa apenas executa o pagamento.
Como faço para saber o resultado da minha solicitação do AuxĂlio Emergencial?
1Âş passo: Acesse aplicativo Caixa AuxĂlio Emergencial ou site e clique em “Acompanhe sua solicitação”;
2Âş passo: Preencher nome, data de nascimento, CPF e nome da mĂŁe;
Caso o auxĂlio nĂŁo seja aprovado, será apresentado ao cidadĂŁo o motivo. Se discordar, pode fazer nova solicitação (para corrigir informação) ou contestar o resultado.
Para corrigir informações já cadastradas, basta clicar em “Nova solicitação” e preencher os dados.
– Entenda quem terá que devolver dinheiro do AuxĂlio de Emergencial em 2021
Como faço para contestar motivo de cadastro não aprovado?
1Âş passo: Acesse aplicativo Caixa AuxĂlio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
2Âş passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mĂŁe;
3Âş passo: Clique em “Contestação” e confirmar que quer fazer a contestação. A contestação sĂł pode ser feita apenas uma vez. SerĂŁo apresentados os motivos da nĂŁo aprovação;
4º passo: Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas;
5º passo: Envie contestação vai pra análise.
O cidadão pode acompanhar o resultado da contestação no aplicativo ou no site. Basta clicar em “Acompanhe sua solicitação”.
O que fazer se o cadastro for considerado inconclusivo?
1Âş passo: Acesse aplicativo Caixa AuxĂlio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
2Âş passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mĂŁe;
 Aparecerá lista dos prováveis motivos do cadastro estar inconclusivo.
3º passo: Fazer nova solicitação.
Aguardar a avaliação da Dataprev. Para consultar a resposta, basta clicar em “Acompanhe sua solicitação”.