Sabonete preto: descubra seus benefícios para a pele e como fazer

Sabonete preto: descubra seus benefícios para a pele e como fazer

Acredita-se que esse sabão tenha se originado na cidade síria de Aleppo, há cerca de 3.000 anos. Em seguida, viajou para o Marrocos, onde adquiriu a forma e os ingredientes que hoje são conhecidos. Desde então, o sabonete pretoem sido um produto muito apreciado para a limpeza e saúde da pele. Aqui estão alguns benefícios desse sabonete, instruções de uso e uma receita para prepará-lo em casa.

Benefícios do sabonete preto

Este sabonete possui inúmeras propriedades que melhoram a aparência da pele. Não só a deixa brilhante e macia, mas também reduz a irritação e é capaz de enrijecer a pele envelhecida até certo ponto. Outros benefícios do sabonete preto para a saúde da pele são apresentados a seguir.

Hidratação da pele

Devido ao seu alto teor de gordura, o sabonete preto nutre profundamente a pele e a deixa hidratada. Seu conteúdo vitamínico deixará a pele mais lisa e firme com apenas algumas aplicações. Embora seja ideal para pele seca, também pode ser usado por pessoas com pele oleosa.

Esfoliação da pele

O sabonete preto é um esfoliante poderoso, capaz de remover células mortas e outras impurezas da pele. Como sua textura se presta a esse uso, muitas pessoas combinam sabonete preto com sal marinho em flocos para fazer esfoliações mais profundas.

Tratamento de infecções de pele

As propriedades bactericidas do sabonete preto o tornam ideal para o tratamento de diferentes infecções de pele, especialmente aquelas causadas por bactérias. Também é usado para reduzir a acne e suavizar manchas na pele. Por outro lado, suas propriedades antiinflamatórias suavizam erupções e irritações cutâneas.

Rejuvenescimento da pele

A concentração de compostos antioxidantes no sabonete preto evita o envelhecimento prematuro da pele. Da mesma forma, tem efeito restaurador, além de atacar os radicais livres nocivos que aceleram o aparecimento de rugas, manchas e outros sintomas da passagem do tempo na pele.

Como usar sabonete preto

Em princípio, este sabonete deve ser usado como qualquer outro. Em contato com a água, gera espuma que pode ser usada para limpar o rosto e o corpo. Se quiser aproveitar as propriedades esfoliantes do sabonete preto, basta espalhar a espuma por todo o corpo e usar uma luva para esfregar na pele. Você não precisa aplicar muita pressão – apenas esfregue a luva esfoliante suavemente para soltar as células mortas e outras impurezas da pele. Em seguida, retire o sabão com bastante água doce.

Em caso de qualquer reação adversa, suspenda o uso e consulte um dermatologista.

Como fazer sabão preto caseiro

Ingredientes

  • Potássio orgânico: 120 gramas;
  • Óleo de coco: 120 mililitros;
  • Óleo de rícino: 120 mililitros;
  • Água destilada: 780 mililitros.

Modo de preparação:

1. Proteja suas mãos com luvas de plástico antes de começar.

2. Adicione o potássio orgânico a uma panela e misture com 600 mililitros de água destilada.

3. Aqueça a água em fogo alto até ferver. Em seguida, abaixe o fogo e deixe a mistura cozinhar por 30 minutos ou até o potássio engrossar. Mexa bem durante este tempo.

4. Quando o potássio estiver bastante sólido, retire do fogo e reserve.

5. Em outra panela, aqueça os óleos em fogo baixo e misture até que estejam completamente integrados.

6. Em uma terceira panela, misture 180 mililitros de água destilada com 70 gramas da massa de potássio que você preparou anteriormente. Leve ao fogo médio por 5 a 10 minutos até que a massa se dissolva.

7. Adicione esta mistura à panela onde estão os óleos e mexa bem. Deixe em fogo baixo e mexa até que os ingredientes estejam completamente misturados.

8. Deixe o recipiente no fogo até a mistura reduzir e engrossar. Em seguida, retire e deixe esfriar um pouco.

9. Deite a massa nas formas que vai utilizar e espere que endureça. Este processo pode demorar vários dias.

10. Retire os sabonetes dos recipientes e comece a usar o sabonete preto caseiro.

Dica final:
Antes de começar a usar o sabonete preto, é aconselhável consultar o seu dermatologista se o referido gel é bom para a sua pele. Desta forma, você evitará uma reação alérgica a ele.