Pele

Sabonete de pedra de alume para o rosto: “fecha” os poros abertos e “seca” espinhas

Publicado por
Yanara Cardeal

O sabonete de pedra alume é uma opção artesanal com diferentes usos e benefícios. Para começar, essa barra mineral possui propriedades adstringentes que contraem os tecidos, ou seja, ajuda a “fechar” os poros do rosto e a “secar” as espinhas (acne).

Embora, tenha cuidado, alúmen é um termo que se refere a uma grande variedade de compostos de alumínio. No entanto, para uso estético, o que você deve usar é o alúmen de potássio. Evite alúmen de soda, alúmen de amônio e alúmen de cromo.

O que é pedra de alume?

A pedra de alúmen é uma pedra natural semitransparente, composta por sais de origem mineral, principalmente alúmen de potássio , que, ao entrar em contato com a água ou a pele úmida, libera íons de alumínio, obstruindo os poros e obtendo o efeito de um antitranspirante.

Embora tenha sido constatado que apenas reduz a transpiração em 30% e não elimina completamente o mau cheiro, é uma excelente alternativa natural, além de possuir propriedades antibacterianas e cicatrizantes, entre outras.

Mas, ao liberar íons de alumínio, houve detratores, já que esse composto foi associado ao risco de câncer, como o de mama. No entanto, por ser natural, a porcentagem de alumínio é considerada uma parte muito pequena de sua composição.

Da mesma forma, o Instituto Nacional do Câncer explica que não houve estudos confirmando o efeito substancial do alumínio que pode contribuir para um risco aumentado de câncer de mama , mesmo de antitranspirantes tradicionais.

O que o sabão de alume faz?

Inúmeras coisas, o sabonete de pedra de alume evita o crescimento bacteriano e reduz a inflamação após o barbear. Também reduz a oleosidade da pele e, com ela, o aparecimento de novos surtos de acne.

Por outro lado, e de acordo com um estudo da National Library of Medicine, o alume tem um efeito antioxidante e anti-inflamatório, perfeito se procura reafirmar.

Como fazer sabão com pedra de alume?

A primeira coisa que você deve fazer é esmagar a pedra de alume até obter uma colher de sopa de pó. Em seguida, em uma panela em fogo baixo, aqueça meio copo de água, enquanto dissolve o conteúdo de uma cápsula de vitamina E, o caroço de alume e a glicerina.

Quando tudo estiver perfeitamente integrado, retire do fogão e coloque em recipientes de silicone. Deixe esfriar e desenforme. Você já tem seu sabonete de pedra alume!

O sabonete de pedra de alume é muito eficaz para melhorar a saúde da pele, mas também contribui para não contaminar o meio ambiente. Se você quer melhorar sua aparência, experimente!

6 usos da pedra alume para sua pele e beleza

Acalmar feridas e irritação após o barbear

Por ser antisséptico e adstringente, oferece proteção contra certos microorganismos, além de reduzir a inflamação. Por isso é recomendável passá-lo sobre a área depilada, para acalmar a pele e reduzir o risco de foliculite.

Basta molhar a pedra de alume com água fria e aplicar em toda a pele limpa sem resíduos de sabonete ou creme de barbear, deixar agir por alguns segundos e enxaguar.

Acalmar a vermelhidão após a depilação

Se você usou cera, fria ou quente, deve ter notado que sua pele pode ficar sensível ou um pouco vermelha nos primeiros minutos. A pedra alume também te ajuda nesses casos, siga os mesmos passos da depilação.

Limpe os poros e cravos

Graças às suas propriedades antibacterianas, também foram atribuídos benefícios ao seu rosto, como a limpeza e remoção de cravos. Porém, se você sofre com acne, é importante consultar seu dermatologista antes de usar este ou qualquer produto, mesmo que seja natural.

Curar aftas

O site para profissionais de saúde, Tua Saúde, explica que, graças às suas propriedades antibacterianas e cicatrizantes , a pedra de alume ajuda a eliminar as bactérias que causam aftas e acelera a cicatrização, reduzindo o tempo de duração de uma aftas.

Você pode aplicar a pedra de alume diretamente ou diluir 2 colheres de sopa deste pó de pedra em um copo de água como gargarejo.

Curar pequenas feridas

Aplicar em pequenas feridas, cortes ou arranhões pode ajudar a facilitar a cicatrização ao contribuir para a contração da pele, além de reduzir o risco de entrada de micro-organismos e gerar uma infecção.

Use-o como parte do cuidado básico de feridas e, em caso de sinais de infecção, como vermelhidão, dor, área quente ou secreção de pus, consulte um médico.

Previna o atrito nas coxas

Graças ao seu efeito antitranspirante, é utilizado para reduzir as irritações nas coxas causadas pelo uso de saias ou calções. É só molhar a pedra e aplicar nas coxas, deixar secar e pronto!

É perigoso usar pedra de alume?

A pedra alume é um elemento natural que, em sua maioria, não apresenta riscos. Pode causar ardor ou picadas quando aplicado na pele irritada, como parte de sua ação antisséptica e adstringente, porém pode não ser recomendado para todos.

Se você notar irritação na pele, coceira ou outros sintomas que não desaparecem quando você o enxagua, consulte seu médico e não o use novamente, a menos que ele exclua uma reação alérgica.

O uso de alume e pedra de alume não é novo. Segundo artigo publicado no Journal of Pharmacopuncture, faz parte da medicina coreana, onde é usado externamente para desintoxicar e proporcionar efeitos antipruriginosos e até para tratar eczemas, pois está associado a um efeito anti-inflamatório.

No entanto, ainda há muito o que estudar. O que é importante ter em mente é que nunca deve ser usado por via vaginal, pois assim como sabonetes, duchas ou similares, pode alterar seu pH e causar infecção.

Se já tem a sua pedra de alume e está apaixonada pelos seus resultados como desodorizante, ponha-a à prova com estas utilidades para a sua pele e beleza. Lembre-se apenas que, diante de qualquer reação, é melhor interromper o uso e consultar seu dermatologista.