Os benefícios do chá de boldo são muitos. A árvore de boldo é nativa do Chile e chega a medir 6 metros. Essa erva é conhecida por sua habilidade de limpar o fígado, tratar infecções na bexiga e no trato urinário, queimação e cólicas estomacais leves. Ela também ajuda na digestão e desintoxicação, motivo pelo qual pode-se dizer que o chá de boldo emagrece. O uso medicinal dessa erva data de cerca de 10 mil anos atrás.
A forma como essa erva funciona é muito interessante. Ela promove a liberação de bile e agentes que dissolvem gordura, assim dando ao trato digestivo mais tempo para digerir alimentos ao aumentar o tempo de trânsito intestinal e te fazendo emagrecer. A coisa mais importante a se lembrar sobre o chá de boldo é que ele deve ser usado com cuidado por pessoas que sofrem de pedras na vesícula ou problemas no fígado. É preciso tomar cuidado com o uso combinado com medicamentos. Sempre consulte um médico antes de começar a usar esse chá de forma regular, e devido às suas fortes propriedades alcalinas, nunca o use por longos períodos de tempo.
Você pode fazer o chá para uma variedade de propósitos de saúde. Como com qualquer produto de ervas, entretanto, você deve falar com um médico antes de tomar o chá de boldo.
As folhas de boldo contêm numerosos fitoquímicos, incluindo boldina, cânfora, limoneno, beta-pineno e cumarina. Fitoquímicos são compostos antioxidantes potentes encontrados naturalmente em plantas que ajudam a prevenir e tratar doenças em humanos. Os antioxidantes nas folhas de boldo podem ajudar a reduzir danos causados por radicais livres nas células e DNA. Folhas de boldo têm propriedades diuréticas, laxativas, antibióticas e anti-inflamatórias. O mecanismo de ação exato do boldo é desconhecido, mas o site Rain-tree.com alega que o agente ativo primário é o fitoquímico boldina.
O boldo é mais conhecido como um tônico para o fígado e por sua habilidade de estimular a produção de bile. O chá pode ajudar a tratar uma variedade de problemas relacionados ao fígado e vesícula, como icterícia, hepatite e pedras na vesícula. O chá também é usado para estimular o apetite, melhorar a digestão, promover a saúde do intestino e aliviar flatulência e prisão de ventre.
O boldo tem sido usado tradicionalmente para tratar insônia, tontura, reumatismo, cistite, cólicas estomacais e dores de ouvido. Ele também supostamente ajuda a afinar o sangue e assim previne coágulos. Além disso, as folhas de bolso têm a reputação de agirem contra micróbios, o que quer dizer que elas podem ajudar a prevenir e tratar infecções causadas por microrganismos como bactérias, vírus e parasitas. Devido a sua suposta atividade contra micróbios, o chá de boldo é usado para expelir vermes e tratar resfriados, sífilis e gonorreia. Esses usos são baseados primariamente em conhecimento popular e não evidências científicas, entretanto.
Um sistema que funciona bem não pode ser vulnerável à má alimentação e aos efeitos de maus hábitos alimentares. Então, com pelo menos uma xícara de chá de boldo todos os dias, você pode assegurar que você vai comer bem, e comendo bem, você vai emagrecer e controlar melhor seu peso. Por isso, pode-se dizer que tomar chá de boldo emagrece.
Para fazer o chá de boldo, sirva 1 xícara de água fervente sobre 1 colher de chá de folhas secas, deixe em infusão por 10 a 15 minutos e beba três vezes ao dia. Você não deve usar o chá de boldo por longos períodos de tempo, e doses grandes de boldo podem causar paralisia e até morte.
Por Mundo Boa Forma