Revisão do FGTS pode aumentar valor do benefício; entenda. Muitos cidadãos brasileiros não sabem, mas é possível solicitar revisão no saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), evitando assim perder dinheiro. Isso se dá através da solicitação de um recálculo nos valores depositados nas contas do fundo.
Têm direito ao pedido de revisão, os trabalhadores que exercem atividade com carteira assinada de 1999 até os dias atuais. Em resumo, a medida consiste na revisão do FGTS com base na correção monetária da taxa referencial (TR) perante os juros anuais na margem 3%.
A ação deve ser aberta em um Juizado Especial Federal quando se tratar de valores de até 60 salários mínimos (atualmente R$ 72 mil). Portanto, nesse caso não é necessário contratar advogado.
Entretanto, é válido que o trabalhador conte com ajuda profissional da área tributária na hora de calcular o valor exato da revisão e decidir se realmente vale a pena abrir o processo. Antes de mais nada, ele terá que acessar os extratos de pagamento no aplicativo FGTS, já que os cálculos são feitos com base neles.
Vale ressaltar que qualquer movimentação nos processos ainda depende de uma decisão do STF (Superior Tribunal Federal). A Corte deve julgar o tema em breve, podendo decidir ou não em favor dos trabalhadores.
1 – Abra o app (Android e iOS) e faça login com CPF;
2 – Verifique que não é um robô clicando nas imagens que são pedidas;
3 – Informe a senha e toque em “entrar”;
4 – Na tela inicial do aplicativo, vá em “saldo total do FGTS”;
5 – Para acessar a movimentação das contas (cada uma é relativa a um emprego formal), toque em “acessar meu FGTS” e depois em “ver extrato”;
6 – Para tirar o extrato toque em “gerar extrato PDF”.