Retinol e Retinal: quais as DIFERENÇAS e como beneficiam a pele?
Um dos componentes mais populares no mundo dos cuidados com a pele é o retinol, pois é reconhecido pelo seu efeito no combate às rugas e ao envelhecimento. No entanto, também é conhecido por causar irritação e sensibilidade. Por esse motivo, está sendo apresentada outra versão chamada retinal e, desta vez, compartilharemos com vocês quais são seus diferenciais e como melhoram os cuidados com a pele.
Quais são as diferenças entre retinol e retinal?
O retinol é um componente derivado da vitamina A, responsável por melhorar a textura facial, estimular a produção de colágeno, reduzir a síntese de melanina e prevenir o envelhecimento.
Por outro lado, o retinal é outro retinoide derivado da vitamina A, que proporciona os mesmos benefícios, como reduzir linhas e rugas de expressão, promover firmeza da pele, unificar seu tom e estimular a síntese de colágeno e elastina.
Tanto o retinol quanto o retinal são retinoides derivados da mesma vitamina, então podemos dizer que são primos, e é por isso que ambos aceleram a renovação celular e reforçam a barreira cutânea.
Porém, a principal diferença é que o retinal é mais eficaz que o retinol, pois está a apenas um passo de se tornar ácido retinóico ativo, por isso também atua mais rápido.
Este produto também apresenta melhor tolerância cutânea, sendo mais compatível e recomendado para qualquer tipo de pele, mesmo as sensíveis; sendo totalmente contrário ao retinol que causa vermelhidão e irritação em alguns casos.
Como eles beneficiam os cuidados com a pele?
O retinol e o retinal são excelentes componentes para melhorar a aparência da pele, embora, como mencionamos anteriormente, o primeiro possa causar alguma irritação devido à sua forte composição, enquanto o segundo é altamente tolerado.
Incluir retinal em sua rotina irá ajudá-lo a reduzir o envelhecimento celular, reduzir a produção de sebo, melhorar a aparência dos poros, minimizar o aparecimento de acne, regenerar a pele, reduzir rugas e promover colágeno e elastina.
Comece a usar em produtos de baixa concentração, como creme ou sérum, usando duas vezes por semana no primeiro mês. Em seguida, aumente o número de vezes que você aplica. Você pode até usar um hidratante antes e depois.
Assim como acontece com o retinol, é importante usar retinoides à noite e, no dia seguinte, não esquecer de passar protetor solar.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa na pele, faça um teste de alergia e busque orientações com seu dermatologista.