INSS

RENDA+ ajuda aposentados do INSS a receber complemento do benefício

Publicado por
Rodrigo Peronti

Existe uma série de benefícios entregues pelo governo aos brasileiros, mas que muitas pessoas desconhecem, mesmo sendo possíveis candidatas a receberem. Um deles é o programa Renda+, o qual pode funcionar como um ótimo complemento para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O programa Renda+ é um complemento mensal de rendimento para os trabalhadores em regime de CLT (Consolidações das Leis Trabalhista) ou para quem é empreendedor, incluindo MEI. No entanto, a pessoa só terá acesso ao dinheiro depois que estiver aposentada de suas atividades.

Como funciona o Renda+ para complementar aposentadoria?

O nome real do programa é Tesouro Renda+ e ele é uma realização de parceria entre a Secretaria de Previdência, B3 (Bolsa de Valores) e o Tesouro Nacional. Trata-se de uma aplicação de quantias em Tesouro Direta que pode ocorrer a cada mês ou sempre que a pessoa desejar, sem ser necessária todos os meses do ano.

Tudo começa com uma quantia de, no mínimo, R$ 30. A pessoa coloca dinheiro no Renda+ para a compra de títulos da dívida pública brasileiras. Em troca, o Tesouro Nacional paga o cidadão com os juros do rendimento daquela aplicação. Depois que a pessoa se aposentar, ela receberá o montante acumulado ao longo de 240 meses, ou seja, 20 anos.

Sendo assim, além da quantia da aposentadoria paga pelo INSS, o segurado receberá um valor a mais todos os meses, ao longo de 20 anos referentes aos seus ganhos no Renda+.

Na prática, seria como pagar por uma previdência privada paralela, mas que cabe em seu bolso, sem a necessidade de efetuar pagamentos toso os meses.

Como utilizar o programa para rendimento de aposentadoria?

Como mencionamos, o Renda+ permite começar a investir a partir de aproximadamente R$ 30 por mês, ampliando o acesso para todas as pessoas a uma aposentadoria complementar.

“No simulador, disponível no nosso site (Tesouro Direto), você responde a apenas três perguntas e já sabe qual o título mais apropriado para investir e realizar os aportes mensais.

Você preenche a sua idade, com quantos anos quer se aposentar e qual o valor ideal para sua renda extra no futuro. Se você já tiver recursos disponíveis e quiser começar a investir com um aporte inicial maior, também é possível. Isso facilita o alcance da sua renda extra”, informa o site oficial do Tesouro Direto.

Depois disso, a pessoa só precisa fazer o depósito inicial e depois saberá quais são as quantidades ideais para investir ao longo da sua carreira a fim de ter uma aposentadoria mais confiável.

Interessados em aderir ao programa, podem conversar com a própria corretora com o gerente de sua conta bancária sobre a possibilidade de utilizar o Renda+.