Embora as espinhas sejam um problema típico da juventude, por vários motivos elas podem se tornar um incômodo mesmo na idade adulta.
A má alimentação, o uso de certos tipos de medicamentos ou o uso de produtos cosméticos que obstruem e irritam a pele são algumas das principais causas da acne, além das alterações hormonais. Vamos descobrir quais remédios naturais são os mais eficazes para se livrar das espinhas.
Os remédios naturais são, sem dúvida, uma das melhores opções para remover espinhas irritantes de forma eficaz e segura, pois geralmente são soluções minimamente invasivas que reduzem os efeitos colaterais em comparação com os químicos.
Para começar, é preciso dizer que, para ter uma pele “perfeita” e livre de espinhas e cravos, é preciso ter uma alimentação correta que não exceda gorduras e alimentos excessivamente refinados, como açúcares e farinha branca.
Por outro lado, é muito importante nunca perder os vegetais da época , ricos em vitaminas e minerais úteis para a saúde do intestino e a beleza da pele. Pela mesma razão, será bom tomar diariamente fermentos lácticos , que ajudam a manter a flora intestinal saudável, evitando a estagnação de toxinas que podem piorar a epiderme.
A nível local, para a limpeza da pele, é melhor escolher produtos naturais que não a ataquem, estimulando a produção de sebo. Nesse sentido, podemos usar como tônico uma infusão à base de camomila, lavanda e sálvia, que possuem poder adstringente e desinfetante, mas também emoliente.
O gel de aloe vera também é um excelente remédio para espinhas, pois este precioso produto pode penetrar profundamente, regenerando a pele e promovendo a cicatrização. A tintura mãe de calêndula também é muito boa, que elimina a inflamação e cura os tecidos.
Para ajudar as espinhas a secarem mais rápido, também podemos aplicar uma gota de óleo de melaleuca apenas na área a ser tratada. Este produto possui propriedades antimicrobianas e antifúngicas e, portanto, é um remédio natural perfeito para o nosso problema.
Para manter a pele limpa, também é útil aplicar uma máscara de argila uma vez por semana ou a cada dez dias se tivermos pele muito sensível. Desta forma purificamos a epiderme e a deixamos livre para respirar, eliminando toxinas e sujeira acumulada.