O fungo nas unhas dos pés e das mãos, também conhecido como onicomicose ou tinea unguium, é uma doença comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
As infecções fúngicas das unhas podem se desenvolver devido a vários organismos, como bolores, leveduras e fungos. Isso geralmente ocorre quando esses organismos entram em contato com uma unha rachada ou com a pele ao redor da unha, pois a abertura fornece uma porta de entrada.
Quando seus pés suam ou ficam molhados, a chance de crescimento de fungos nas unhas dos pés aumenta. A exposição frequente a ambientes quentes e úmidos, como piscinas, vestiários de academias, ou mesmo viver em climas úmidos, aumenta o risco de desenvolver esse tipo de infecção. É também por isso que essas infecções parecem ser mais comuns durante os meses de verão.
Pessoas que frequentam salões de manicure também podem correr o risco de desenvolver e espalhar infecções fúngicas nos pés.
Sinais de infecção nas unhas
Evidências de infecção nas unhas incluem alterações na cor das unhas, que podem ser brancas, amarelas, marrons ou até pretas. A unha pode ficar mais espessa, dificultando o cuidado por conta própria. Pode ocorrer mau odor, fragilidade ou até mesmo separação completa da unha.
Remédios caseiros para combater fungos nas unhas dos pés e das mãos
1- Vick VapoRub
Contém ingredientes antifúngicos como cânfora e óleo de eucalipto, diz Graedon. Em um estudo da Força Aérea dos EUA publicado no Journal of the American Board of Family Medicine, 83% das pessoas que usaram um cotonete para aplicar uma pequena quantidade de Vicks VapoRub em uma unha afetada pelo menos uma vez por dia relataram melhora, com quase 20% se livrando completamente da infecção.
2- Listerine e vinagre branco
O enxaguatório bucal contém ingredientes como timol e mentol, que possuem propriedades antifúngicas, e o vinagre é ácido, o que cria um ambiente inóspito para fungos. Combine os dois em porções iguais e mergulhe os dedos dos pés na solução, de preferência por 45 a 60 minutos por dia.
3- Óleo de tea tree ou orégano
O óleo da árvore do chá tem sido usado há muitos anos para combater doenças de pele, especialmente infecções fúngicas, diz Graedon. O óleo de orégano contém timol, que também possui propriedades antifúngicas. Aplique algumas gotas de óleo nas unhas afetadas duas vezes ao dia.
Quando consultar um médico
O fungo nas unhas não é um grande problema para a maioria das pessoas. As pessoas com maior risco de complicações são aquelas com diabetes e aquelas com sistema imunológico enfraquecido. Pessoas em qualquer um desses grupos devem procurar tratamento médico para fungos nas unhas dos pés e das mãos e evitar completamente os remédios caseiros.
Qualquer pessoa que não observe melhorias ou tenha complicações nas unhas com os remédios caseiros deve conversar com seu médico.