Esta receita integra macarrão, brócolos e camarão de forma deliciosa, é muito saborosa além de ser fácil de fazer. É a alternativa perfeita para todos comerem vegetais. Sempre pareceu que o casamento brócolis e camarão (ou camarão ou qualquer um de seus primos) combina muito bem.
Esta massa nasce do mesmo casal mas sem a adição de bechamel que, aqui, não precisamos de nada e nos forneceria calorias extras que não queremos.
Para esta receita, o segredo é desfazer um pouco o brócolis para transformá-lo em uma espécie de massa, e que banhe completamente o molho, mas sem cozinhá-lo demais e liberar aquele ponto fétido que os repolhos inevitavelmente têm se formos longe demais.
Massa/Macarrão, 300g
Brócolis, 1 unidade
Dentes de alho, 2 unidades
Chalota, 1 unidade
Azeite extra virgem, 4 colheres de sopa
Sal, s/o
Caudas de camarão descascadas, 16 unidades
Pasta de missô, 1 colher de chá generosa
Pimenta preta moída, bastante
Queijo parmesão ralado, 4 colheres de sopa
Raspas de limão, q/s
Limpe bem o brócolis, retire o caule e descasque bem e corte os pequenos floretes. Lave o brócolis em água para remover quaisquer vestígios de solo. Teremos que cortar os talos de brócolis em quartos mais ou menos, para que não fiquem muito grossos, e depois também em pedaços de aproximadamente um centímetro.
Ferva bastante água em uma panela e, quando ferver, adicione o sal e o brócolis e cozinhe por 4 minutos. Em seguida, retire com a ajuda de uma escumadeira e reserve. Despeje a massa ali mesmo e deixe cozinhar pelo tempo que o fabricante mandar. Ao final do cozimento do macarrão, reserve um copo do caldo do cozimento do macarrão para depois adicioná-lo ao molho.
Numa frigideira com um pouco de azeite, refogue os dentes de alho descascados e picados juntamente com a chalota descascada e picada. Quando começarem a ganhar cor, em fogo médio, refogue os corpos dos camarões descascados ali mesmo para que dourem dos dois lados em apenas alguns segundos, reserve também, retirando-os com a ajuda de uma escumadeira ou espátula.
Assim, adicione a pasta de missô ali mesmo e mexa bem, tentando derreter levemente. Adicione também os brócolos previamente escaldados e a água da cozedura, as raspas de limão e bastante pimenta preta moída. Então, agora o processo de cozimento começará, em fogo médio-alto, continuando a amassar o brócolis contra a panela. Teremos que obter um molho cremoso, com um pedaço maior de brócolis. Levará de 10 a 15 minutos para concluir a tarefa.
Quando tivermos o molho pronto, adicione um fio de azeite extra virgem ou, em alternativa, um cubo de manteiga. Assim, rale também bastante queijo parmesão por cima, mexa bem e acrescente a massa à receita. Mexa novamente para que tudo se integre muito bem. Por fim, acrescente os camarões que saltamos no início e termine de mexer por mais um minuto para que os camarões também fiquem quentes.