Receitas

Receita fácil de iogurte caseiro de baunilha

Publicado por
Yanara Cardeal

A história do iogurte poderia simplesmente ter sido um incidente. De um pequeno esquecimento que acabou se tornando a criação de uma receita presente em diferentes culturas gastronômicas do mundo. O mais interessante é que apenas a fermentação é necessária para obter o iogurte. Sua origem pode remontar à antiga Mesopotâmia, ou seja, cerca de 5.000 anos aC, quando técnicas rudimentares eram utilizadas para armazenar produtos como carne ou leite, neste caso.

De fato, no passado, diferentes exércitos eram alimentados com leite fermentado , considerado uma importante fonte de nutrientes na época, e eles também acreditavam que isso os tornava mais corajosos. Com o tempo, essa preparação ganhou terreno, até chegar à Turquia, onde era chamada de iogurte. Sua tradução para o espanhol é entendida como amassada e também densa.

Para obter iogurte, você precisa de bactérias conhecidas como estreptococos e lactobacilos , um ambiente quente e leite animal (vaca ou cabra). No final, o leite terá mudado seu estado líquido para obter uma estrutura muito mais densa e espessa, terá coagulado.

Atualmente, os iogurtes são aromatizados e acompanhados de qualquer outro alimento , como frutas, biscoitos, nozes, sorvetes ou até mesmo molhos podem ser preparados. É tão versátil quanto fácil de fazer.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral
  • 120ml de iogurte natural
  • 3 colheres de açúcar refinado
  • 4 colheres de leite em pó
  • 1 colher de açúcar mascavo
  • 1 colher de essência de baunilha
  • 20ml de vagem de baunilha

Preparação do iogurte caseiro de baunilha:

1- Despeje o leite em uma panela e infundir com o açúcar e a vagem de baunilha.

2- Adicione também a essência de baunilha. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos.

3- Retire o leite do fogo, deixe chegar à temperatura ambiente e leve à geladeira durante a noite.

4- Agora, despeje o leite líquido em um recipiente e adicione o restante dos ingredientes.

5- Adicione o iogurte e o leite em pó. Use um mixer ou liquidificador para misturar, mas evite fazer espuma.

6- Para conseguir a fermentação, existem duas formas: a iogurteira ou a reserva em local aquecido.

Se você decidir usar a segunda opção, despeje a mistura em um recipiente limpo. Cubra com filme plástico e uma toalha de cozinha limpa ou lenço para ajudar a manter e gerar calor suficiente para a fermentação.

7- Você pode guardar no forno (desligado) e deixar lá por 12 horas. Pare a fermentação refrigerando-a quando tiver uma consistência espessa.

Este delicioso iogurte caseiro de baunilha é maravilhoso para acompanhar suas sobremesas ou outras receitas. É muito fácil de preparar e fica uma delícia. Você só precisa de frutas e nozes para fazer deste iogurte uma verdadeira iguaria dos deuses.