O caruru é um prato típico da culinária baiana que não pode faltar no cardápio da sexta-feira santa das famílias baianas. Se você quer aprender essa receita deliciosa feita com quiabos e outros ingredientes continue lendo e veja como fazer.
Embora muita gente pense que seja um prato difícil de fazer, ao seguir essa receita você verá que é simples e o resultado é maravilhoso. Anote a receita e aproveite para fazer no seu almoço de páscoa ou em qualquer outra ocasião.
1- Comece preparando os quiabos: lave-os bem, em seguida, retire as pontas e os cabos dos mesmos. Faça um corte em formato de cruz no sentido do comprimento e, em seguida, pique-os.
2- Com os quiabos cortados, separe os demais ingredientes: a cebola e o alho, o camarão, a castanha e o amendoim, o gengibre, o azeite de dendê e o cheiro verde.
Dica: Antes de usar o camarão seco, faz-se necessário lavá-los ou deixá-los de molho na água por alguns minutos, escorrendo-os depois, a fim de que retire o excesso de sal.
3- No liquidificador bata a cebola com o alho, o amendoim, o camarão seco, a castanha de caju, o gengibre e o cheiro verde com 1 xícara de água (aproximadamente). Reserve.
4- Numa panela funda aqueça um pouco o azeite de dendê e em seguida, acrescente os quiabos previamente picados. Misture bem e logo após, adicione meia xícara de água.
Dica: O azeite de dendê tem um sabor bem marcante e contribui também para dar mais cor ao prato. Se desejar, acrescente mais uma colher de sopa antes de refogar os quiabos.
5- Adicione o tempero batido no liquidificador, os camarões secos inteiros (opcional), a pimenta do reino e em seguida, acerte o sal (se for necessário).
6- Cozinhe o caruru em fogo médio por aproximadamente 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar e acrescentando mais água, se for preciso. Ele não poderá ficar com consistência rala ou grossa demais.
Dica: Para quem não gosta da baba do quiabo, pode-se pingar gotas de limão ou de vinagre durante o cozimento para retirar o excesso da mesma.
7- O caruru estará pronto quando os quiabos estiverem macios e a cor das suas sementes ficarem um pouco rosadas. Sirva este caruru acompanhado de arroz branco, vatapá a seu gosto, moqueca de peixe ou de frutos do mar.