Receitas

Receita deliciosa de peixe merluza com molho de tomate

Publicado por
Evelin Leone

Para completar o seu almoço faça essa receita deliciosa e muito fácil de peixe merluza com molho de tomate que fica pronto em instantes. De volta à cozinha, esta semana vamos preparar uma receita com ingredientes simples que podem dar origem a um prato rico e saboroso.

Ao mesmo tempo, queremos te mostrar que estar na cozinha é uma tarefa fácil e divertida. Acima de tudo, pelo resultado final que fica nada a invejar de um restaurante famoso. Assim, o peixe escolhido é um simples merluza, ou os filés para ser mais exato, cozinhados em molho de tomate. Aqui estão os ingredientes:

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 5 filés de merluza
  • 1 cebola grande e 1 pequena
  • 1 pote grande de tomate esmagado (800g)
  • 200g de tomate frito
  • 5 alho
  • 5 folhas de louro
  • 6 colheres de sopa de azeite leve
  • Açúcar
  • Sal e Pimenta preta

Preparação do peixe merluza com molho de tomate:

Corte a cebola em tiras e aqueça cerca de 6 colheres de sopa de azeite em uma panela. Em seguida, adicione a cebola para que fique escaldada e o alho picado. Temos em fogo baixo/médio. Nós a movemos de vez em quando para garantir que a cebola amoleça e não grude.

Quando vemos que a cebola está mais amarelada e macia, adicionamos o tomate esmagado. Adicione 2 colheres de açúcar. Isso é basicamente para dissipar a acidez do tomate. Adicione 1 colher pequena de sal, 1 colher pequena de pimenta preta e coloque 5 folhas de louro por cima.

Mexa tudo para homogeneizar a mistura e deixe cozinhar em fogo baixo/médio. O tempo: cerca de 15-20 minutos.
Enquanto o tomate cozinha, corte os filés de pescada em pedaços.

Então, corte tudo, nós colocamos de lado e reservamos. Após o tempo estimado, vemos que o molho engrossou e não está mais tão aguado. Neste ponto, adicione o tomate frito ao molho e mexa.

Misturando tudo começamos a colocar os pedaços de pescada. Fazemos em dois lotes. Na primeira, distribuímos o que cabe na panela, e depois afundamos as peças para dar espaço para a segunda fornada que vai por cima. Novamente, coloque e afunde, até que todos os pedaços estejam submersos no molho.

Cozinhe por cerca de 10-15 minutos em fogo baixo/médio. Para acompanhar, podemos fritar batatas cortadas em forma circular. Assim, depois de fritos, os depositamos em um recipiente fundo no qual despejaremos o molho de tomate com a pescada.

Assim que percebermos que o molho engrossou e tem consistência, mexemos apenas uma vez e com muito cuidado o merluza é muito sensível a desmanchar), e deixamos por mais uns 5 minutos e desligamos.
Por fim, servimos o molho uniformemente sobre as batatas e pronto!

Como você viu, o processo é um pouco longo, às vezes há mais conversa do que qualquer outra coisa! Mas são alguns detalhes que gosto de esclarecer, pois costumam surgir na prática. Além disso, gostaria de fazer algumas observações sobre o processo de produção.

Cubra sempre o molho para que cozinhe melhor (mais no ponto da pescada, permite que o vapor que não sai cozinhe melhor o peixe)! O detalhe que também gostaria de destacar é o acompanhamento. Colocar batatas nele é uma escolha.

Assim, se você estiver de dieta ou não quiser adicionar algumas batatas fritas, pode substituí-las por arroz branco. Então, se não for nem uma coisa nem outra, se gosta de molhar o pão, deixe o molho como está e tenha à mão um bom pão recém-saído do forno, e pronto! Agora a combinação vai ficar uma delícia!