Hoje vamos te ensinar a receita de fermento caseiro como o usado na padaria. Temos duas opções fáceis com ingredientes simples, para você fazer seu fermento em casa.
Você não vai acreditar nas receitas que vamos te passar a seguir! Com eles você pode fazer fermento caseiro de excelente qualidade. Se você não acredita, experimente fazer um deles e verá que ficará surpreso.
Lembre-se que as leveduras são fungos microscópicos que trabalham juntos para produzir fermentação em diferentes alimentos. Se quer fazer uma receita e precisa de fermento, não hesite em experimentar esta receita para fazer o seu próprio fermento caseiro.
A seguir, contaremos 2 das melhores maneiras de prepará-lo, obteremos um fermento com muito sabor usando qualquer uma dessas duas receitas.
Fazendo fermento caseiro, será muito fácil fazer com qualquer uma dessas duas receitas. Basta experimentá-los e você verá que os resultados irão surpreendê-lo:
Este é o típico e famoso fermento cervejeiro, para fazê-lo vamos ter que pegar uma cerveja bem artesanal, pois precisa ser não pasteurizada. Com uma cerveja comum, fazer esse procedimento seria quase impossível, pois o mesmo álcool da cerveja acabaria matando as bactérias do fermento.
Então, para fazer este fermento, vamos precisar de:
1- Colocamos a farinha e o açúcar em um recipiente e em seguida, começamos a adicionar a farinha. Misture tudo muito bem, tampe e em seguida, deixe em temperatura ambiente durante a noite. Se no dia seguinte percebermos que esta mistura não cresceu, deixe-a descansar por mais algumas horas.
2- Com esta quantidade de ingredientes obteremos aproximadamente 50 gramas de fermento. Para conservá-lo, basta colocá-lo em um recipiente hermético e guardá-lo na geladeira.
Essa também é uma boa alternativa, para que você possa fazer um bom fermento caseiro. Para isso você vai precisar de:
1- Colocamos a batata para ferver em 4 xícaras de água e quando estiver macia coe reservando a água. Com a ajuda de um garfo, amasse muito bem a batata e em seguida, acrescente uma colher de sopa de açúcar e outra de sal. Nós misturamos.
2- Juntamos a batata amassada, à água da cozedura que tínhamos reservado. Cubra e em seguida, deixe repousar em um local à temperatura ambiente por um ou dois dias.
3- Quando vemos que surgiu uma espécie de espuma, é com ela que vamos fazer nossos pães. Você apenas tem que tentar, você ficará surpreso com os resultados.
Se não funcionar para você no começo, lembre-se que tudo depende de onde você mora, se estiver muito quente o fermento será alcançado muito mais rápido do que em um local frio.