Receitas

Receita de croquetes com molho caseiros: saborosos e fáceis de fazer

Publicado por
Evelin Leone

Não existe alguém que não saliva ao ouvir “croquetes”, pois sem dúvida, é uma receita de aperitivo mais típico e gostoso, pois é raro não encontrá-los em qualquer bar ou restaurante, mesmo na categoria mais alta.

Tão simples e humildes mas ao mesmo tempo tão ricos e versáteis, os croquetes podem ser o melhor e também o pior bocado que se pode pôr na boca, pois com a fama que têm parece que tudo funciona e não é assim tudo. A diferença entre um croquete grosso, mal frito e quase sem sabor no recheio, e um croquete cremoso por dentro, crocante por fora e nada oleoso e cheio de “chips” e sabor é abismal.

Abaixo vou detalhar tudo o que você precisa saber para preparar os melhores croquetes caseiros, seja qual for o seu sabor, para ter sucesso sempre que os servir. É também uma receita de croquetes fantástica de utilização, pois podemos utilizar todo o tipo de sobras de carne, peixe, marisco ou mesmo vegetais que sobraram de outras preparações.

Ingredientes (para cerca de 35 croquetes):

  • 1 litro de leite.
  • 80 g de farinha.
  • 100 g de manteiga.
  • Uma pitada de noz-moscada.
  • Sal.
  • 250 g de recheio (presunto, queijo, frango, o que preferir)
  • 2-3 ovos (para a massa).
  • Farinha de trigo.
  • Farinha de rosca.
  • Óleo para fritar.

Modo de preparo dessa receita de croquetes com molho caseiros:

Começamos com o molho para croquetes. Em uma panela média em fogo baixo, adicione a manteiga. Quando estiver derretido, retire a panela do fogo e adicione a farinha. Misture tudo bem com algumas varetas e rapidamente para que se forme uma pasta homogênea e não restem grumos de farinha.

Retorne a panela ao fogo baixo e cozinhe por 2 minutos para que a farinha pare de ficar crua. Adicione um pouco de leite (meio copo, cerca de 100 ml) e continue misturando bem.

Quando tudo estiver integrado (será em poucos segundos), adicione o restante do leite e não pare de mexer com algumas varetas para que não grude no fundo nem forme grumos. Lembre-se de manter o fogo suave. Adicione uma pitada de noz- moscada e também um pouco de sal.

Mexa continuamente em fogo baixo por cerca de 20-30 minutos, até que se formem sulcos ao mexer e continuem a ser vistos por vários segundos. Como o tempo vai depender do fogo ou do tamanho da panela que estiver usando, tenha paciência e espere engrossar para obter o resultado mais cremoso.

Quando estiver quase pronto adicione o recheio e misture tudo bem. Experimente a mistura um pouco no caso de você ter que corrigi-la com sal. Despeje a massa de croquete em outro recipiente e deixe esfriar coberto em contato com filme plástico para evitar que forme uma crosta. Espere esfriar completamente para colocar na geladeira. O

Prepare um prato raso com farinha de rosca, outro fundo ou mesmo uma tigela com os ovos batidos e por último um raso com o pão ralado. Além disso, você precisará de algumas colheres ou uma colher de sorvete para obter a porção de massa que precisa sem se sujar, um garfo na tigela de ovo e outro na tigela de farinha de rosca.

Passe cada croquete pela farinha, depois pelo ovo e finalmente pela farinha de rosca.  Em seguida, passe-os para o ovo, e um truque para obter o mínimo possível é virá-los no ovo com um garfo até que estejam completamente impregnados.

Quando estiverem completamente cobertos de farinha de rosca, você pode deixá-los em um prato ou bandeja separada. Quando estiverem todos prontos, deixe-os descansar entre 30 minutos e 1 hora para que atinjam a temperatura ambiente e, assim, evitem que se abram ao fritar.

Em uma panela, panela ou frigideira funda: adicione bastante óleo. Coloque em fogo alto e quando o óleo estiver bem quente (sem fumar), frite-os por alguns minutos (geralmente demoram cerca de 4 ou 5), certificando-se de que estejam cozidos de todos os lados.

À medida que são fritos, retire-os com uma escumadeira e coloque-os num prato com papel de cozinha para absorver o excesso de óleo.