Receita de bolinho de bacalhau com molho salmorejo para a quaresma
A tradição de comer bacalhau nesta época do ano tem uma história: às sextas-feiras na Quaresma e na quinta e na Sexta-feira Santa, a abstinência exigia não comer carne, mas em muitas áreas do interior era impossível obter peixes frescos que se alimentassem com a mesma força de um bom filé de carne. O bacalhau, convertido em peixe salgado, pôde atingir diferentes partes da nossa geografia e, aos poucos, tornou-se o seu lugar-estrela nessa época.
Este peixe, prato estrela em Portugal, também tem o seu público em outros países, as receitas com este ingrediente são diversas e sempre muito saborosas.
Desta vez trazemos a receita de um petisco muito tradicional, o bolinho de bacalhau, porém como incremento desse prato você também vai aprender a fazer um saboroso molho para degustar com seus bolinhos.
>>Mousse de nutella com leite em pó: delicioso e muito fácil de fazer
>>Duas sobremesas viciantes e saudáveis para mimar sua família
1. Faça o molho: descasque os tomates e esmague-os com o alho descascado. Corte o pão em pedaços e mergulhe no tomate. Deixe descansar um pouco. Bata com o sal, o vinagre e o azeite até formar um creme espesso. Reserve frio.
2. Para fazer os bolinhos: cozinhe o bacalhau em água com um pouco de leite sem cozer demais. Escorra e retire a pele e os espinhos. Seque com um pano.
3. Cozinhe as batatas descascadas e faça um purê. Misture o puré, o bacalhau picado, o dente de alho picado, os pinhões e as especiarias. Adicione os ovos batidos e trabalhe a massa até ficar homogêneo.
4. Faça bolinhas e frite em bastante óleo bem quente. Drene-os. Sirva uma base de salmorejo com os bolinhos frescos.
Conservação: os bolinhos fritos são para consumo imediato. O salmorejo, três dias na geladeira.