Vida Saudável

Razões para comer repolho roxo toda semana

Publicado por
Yanara Cardeal

Até agora todos nós sabemos muito bem como é importante comer frutas e legumes diariamente. Os nutricionistas recomendam tomar cinco porções ao dia, embora em muitos casos não saibamos quais alimentos escolher. Bem, comer repolho roxo é uma das melhores opções porque oferece uma ampla gama de benefícios graças ao seu alto teor de vitaminas A, B, C e K , além de minerais. Além disso, tem um teor calórico muito baixo, apenas 21 calorias por 100 gramas.

Razões para comer repolho roxo toda semana

Cuida da saúde visual e intestinal

Se o repolho roxo é bem conhecido por alguma coisa, é por seu alto teor de luteína e zeaxantina , dois elementos que protegem os olhos dos raios UV do sol. A isso devemos acrescentar que é muito rico em substâncias antioxidantes e fibras alimentares, para que cuide da saúde intestinal: regula o trânsito e previne doenças como a prisão de ventre.

Um dos grandes benefícios de comer repolho roxo é que ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol na corrente sanguínea, pois é uma rica fonte de minerais, antioxidantes e vitaminas . Protege o corpo contra o estresse oxidativo e cuida da saúde cardiovascular.

Este vegetal é 100% recomendado para fortalecer o sistema imunológico e aumentar as defesas naturais do organismo. Combate a inflamação e melhora a resposta contra gripes e resfriados.

Deixa a pele mais lisa e hidratada

Algo que muita gente não sabe é que também traz benefícios para a aparência e saúde da pele, pois contém altos teores de fitoquímicos , antioxidantes e vitaminas A, C e E. Comer repolho roxo vale muito a pena para cuidar da pele por dentro, e que é mais macio, hidratado e flexível.

Por fim, queremos dar algumas ideias para consumir repolho roxo.

 A primeira coisa a ter em mente é que é muito melhor tolerado se consumido cru em vez de cozido. Você pode picá-lo finamente e adicioná-lo a saladas com outros vegetais e até frutas: aspargos, cebola, cenoura, tomate , nozes.

Se quiser cozinhá-lo, não use ingredientes muito gordurosos ou temperos fortes. Para que não perca seus nutrientes e vitaminas, caso opte por cozinhá-lo, procure cozinhá-lo ao ponto: cerca de 40 minutos em fogo baixo.

Atenção! As informações acima não substituem a opinião do seu médico ou nutricionista. Consulte-os antes de inserir qualquer alimento na sua dieta.