Quer pintar o cabelo? Estes são os ingredientes que danificam os fios capilares e podem estar presente na sua tintura.
Muito bem, concordamos que a aparência física é importante, por isso devemos cuidar dela o máximo possível, apesar de fatores externos como clima, raios solares, poluição ou outras circunstâncias que nos cercam e podem prejudicar nossa aparência. Claro, há pouco que possamos fazer contra situações externas, mas às vezes o dano não vem apenas de fora, nós mesmos o causamos.
Tudo é produto da nossa vaidade, e quantas vezes não experimentamos produtos milagrosos que prometem mudanças positivas em nossa figura? Quando se trata de nosso couro cabeludo, as consequências de uma má aplicação ou do uso infeliz de uma tintura podem nos trazer problemas muito difíceis de combater.
Queda, desgaste, quebra, falta de brilho, falta de mobilidade, maciez e afinamento, são apenas alguns dos problemas mais comuns que podemos enfrentar. Um mau produto de pigmentação pode levar a essas questões. Para evitar que isso aconteça com você, trazemos uma lista com os piores ingredientes para aplicar no cabelo.
Devemos começar dizendo que eles estão presentes na maioria dos produtos de beleza devido ao seu baixo custo. São usados como conservantes, mas especialistas na área da saúde descobriram uma forte ligação entre esse produto químico e reações alérgicas, vermelhidão e irritação da pele e áreas onde é aplicado.
É usado como agente de limpeza em sabonetes clareadores, cremes e xampus. O que faz é que a cada uso afina a pele até que sua capacidade de defesa contra infecções diminua. Causa descoloração e erupções cutâneas, e em casos muito extremos, pode até causar insuficiência renal.
O PPD, ou parafenilenodiamina por seu nome completo, é utilizado como substituto da henna em tinturas industriais e de cabelo. Causa dores de cabeça, tonturas e fadiga, apesar de deixar uma cor preta forte. Seu uso não é recomendado, pois foi demonstrado que em casos de exposição prolongada pode afetar os níveis de oxigênio no sangue.
Este ingrediente é um dos mais utilizados na cosmetologia, embora seja muito popular por auxiliar no processo de descoloração dos cabelos. No entanto, se não for manuseado adequadamente, seu aroma pode causar dor de garganta, tosse e problemas respiratórios. Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão e problemas de pele.
Lembre-se, se sua tintura contiver um ou mais dos ingredientes desta lista, DESCARTE-O! Nenhum produto vale a pena expor sua saúde. Lembre-se de que não há nada que nos faça parecer melhor do que uma aparência saudável.
ATENÇÃO! É importante lembrar que esses remédios naturais podem ter resultados variados em diferentes pessoas e tipos de cabelo. Antes de usar tintura no cabelo faça um teste de alergia e não deixe de consultar seu cabeleireiro e dermatologista.