Podemos encontrar diversos motivos para perder o apetite, entre eles medicações, má nutrição e algumas doenças. Por conta disso, a solução óbvia de comer mais pode não surtir efeito.
A falta de apetite pode inclusive desencadear diversos problemas para a saúde. A desnutrição é uma delas, e pode causar cansaço e irritação, e se não tratada, pode enfraquecer o sistema imunológico levando a variados outros problemas de saúde e a desidratação. Portanto, é fundamental saber como aumentar o apetite naturalmente e procurar o motivo exato do que está lhe causando isso.
Embora possa haver variados motivos para a falta de apetite, os mais comuns são problemas com a digestão, nervosismo, distúrbios emocionais, tensão, ansiedade ou depressão. Outros problemas podem ser mais sérios, como passar por situações estressantes, perda de emprego, falecimento de uma pessoa próxima, doenças como gripe e infecções, anorexia nervosa e drogas legais e ilegais. Além disso, muitas vezes, os maus hábitos alimentares na hora de lanches entre as refeições, podem tirar a fome na hora das refeições principais, e a falta de apetite também pode ser um sintoma de um problema mais grave.
Abaixo você encontrará diversos meios caseiros de como aumentar o apetite naturalmente que vão ajudá-lo a melhorar seu sistema digestivo e evitar quaisquer problemas de saúde.
O gengibre pode auxiliar na melhora da digestão, além de ajudar a remover gases intestinais que são produzidos durante a digestão. A melhor maneira de consumi-lo é adicionando a suas receitas. Para resultados mais rápidos, insira metade de uma colher de chá de gengibre em pó em seu chá, e a melhor forma de adoçar é com o mel.
Alguns legumes são conhecidos por conterem certos ingredientes que auxiliam na digestão, e com isso, ajudam a melhorar o apetite. Um bom exemplo é o rabanete ralado e cru que pode ser misturado em um aperitivo, a cebola branca e o pepino, ambos crus, também possuem propriedades que ajudam a abrir o apetite. O tomate também tem a capacidade de lidar com a indigestão e pode ajudar a melhorar o apetite. Além de comê-los na salada, é possível acrescentá-lo em molhos, sopas e outras receitas.
Outra dica interessante é o consumo regular de alimentos amargos, que também ajudam a melhorar a secreção dos sucos digestivos e aumentar o apetite.
Além disso, os vegetais verdes, tais como rúcula, couve, chicória, escarola e agrião também ajudam na digestão e são importantes pra quem procura como aumentar o apetite naturalmente. Eles ainda ajudam o corpo a produzir mais sucos e enzimas digestivas no qual auxiliam na quebra de alimentos gordurosas em particular menores para que possam ser facilmente absorvidas pelo organismo.
Durante o processo de digestão, alguns gases são produzidos no intestino, e a presença deles nos deixa com sensação desconfortável e faz com que nos sintamos pesados. Outro ponto negativo é que eles também atrapalham o intestino a digerir os alimentos presentes, e consequentemente surge o gás abdominal levando à falta de apetite e inchaço. Para ajudar com esse desconforto, busque por especiarias carminativas. Elas possuem propriedades que auxiliam na liberação dos gases e possuem uma poderosa ação digestiva.
As ervas carminativas são encontradas facilmente, bons exemplos são: coentro, hortelã, pimenta preta e canela. Ao adicioná-las em sua cozinha, você notará uma mudança gradual em seu apetite. Uma boa dica de como usá-las seria no tempero de sua salada e legumes com uma dessas especiarias.
A erva-doce é uma erva que auxilia na digestão, ela pode ser útil para dores no estômago e para abrir o apetite.
Não existe nada melhor como a pimenta para acelerar o metabolismo e deixar a comida ainda mais saborosa. Há estudos que indicam que a pimenta não só acelera o metabolismo, mas também ajuda a aumentar o apetite. Tente temperar saladas, ovos, pimentão e pratos quentes como sopas e cremes.
Algumas frutas são conhecidas como estimuladoras de apetite, entre elas, uvas, maçãs e amoras. Algumas dessas frutas contêm componentes que ajudam a melhorar a digestão e, consequentemente, aumentar o apetite.
Muitas vezes, problemas com apetite podem ser o reflexo de um estilo de vida não saudável. Pessoas muito sedentárias e que fumam são as mais propensas a terem problemas de apetite.
Muitos associam o exercício físico com a perda de peso, mas ele também auxilia no ganho de peso e no aumento do apetite, afinal, quem nunca chegou da academia com vontade de devorar tudo que vê pela frente?
Uma boa dica é fazer um exercício a sua escolha, um bom exemplo é uma caminha entre 15 minutos a uma hora, e é recomendado praticar de duas a três vezes por semana. Nada melhor do que a atividade física para quem busca como aumentar o apetite naturalmente.
Muitas vezes, com as preocupações do dia-a-dia, acabamos esquecendo de comer, ou optamos por alimentos mais fáceis e industrializados, como salgadinhos, chocolates e fast food.
Tente encontrar uma saída para controlar seu estresse e esquecer um pouco as preocupações do dia a dia. Uma boa recomendação seria uma massagem, tirar alguns dias de folga do serviço, acupuntura ou até mesmo uma conversa e encontro com amigos.
Comer sozinho e sua própria comida às vezes acaba caindo na rotina e acaba enjoando, além do mais, você pode se sentir solitário e sem inspiração, já que você terá que fazer comida somente para si mesmo.
Tente chamar amigos, família ou se junte a algum grupo comunitário. Isso fará com que você experimente comidas e temperos novos feitos por outras pessoas, ou caso você faça a comida, fará com que você se incentive a preparar receitas diferentes.
Ao invés de você tentar comer muito nas três refeições principais (café da manhã, almoço e janta), tente comer menores porções mais vezes por dia, ou seja, pequenas porções entre 6 a 7 vezes por dia. Mas escolha lanches mais calóricos e nutritivos, como manteiga de amendoim, frutas secas e sucos feitos em casa com frutas, iogurte e leite. As calorias consumidas através de lanches e refeições principais se somam e você nunca se sentirá completamente satisfeito, fazendo com que você coma melhor e mais.
Para não cansar dos mesmos alimentos, tente fazer uma mudança em seu cardápio como comprar um livro de receitas ou assinar uma revista mensal para procurar por novas receitas. Não se esqueça de adicionar especiarias, cebola, alho, ervas frescas, legumes, carnes e grãos integrais para intensificar e mudar o sabor.
Vale lembrar que como visto anteriormente, a falta de apetite pode ser causada por inúmeros motivos. Se você estiver usando antibiótico, em tratamento para alguma doença como câncer, ou outros medicamentos que podem estar inibindo sua fome, vale se consultar com um médico para analisar detalhadamente seu problema.
Com base nisso, ele poderá até mesmo prescrever algumas vitaminas ou remédios para aumentar o apetite, fazendo com que o tratamento atual não seja prejudicado por uma futura desnutrição, pois como sabemos, um problema leva ao outro.
Fonte: Mundo Boa Forma