Um programa social já antigo do Brasil deve ser relançado pelo governo federal e garantir descontos na conta de energia elétrica para pessoas de baixa renda. O Luz para Todos oferece descontos para as famílias integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Se você está em busca de diminuir a conta de energia elétrica, essa pode ser uma boa notícia, talvez a melhor do ano. No entanto, o Luz para Todos ainda não entrou em vigor, mas é possível conseguir pagar menos na conta de luz.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é outro mecanismo que pode ser utilizado pelas pessoas inscritas e com os dados atualizados no Cadastro Único.
A primeira coisa que você deve saber é que precisa ter os dados atualizados dentro do CadÚnico. Isso pode ser feito diretamente em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Além disso, dá para consultar a situação do cadastro pelo portal gov.br.
Sua atualização está pendente a mais de 2 anos? Então você precisa correr para atualizar, pois este é um dos motivos que faz com que os benefícios sejam cancelados. Aliás, neste caso, também não existe concessão de desconto na conta de energia para as pessoas.
Logo, para ter acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica, é necessário apresentar situação de baixa renda no Brasil e estar devidamente cadastrado no CadÚnico.
Vale ressaltar que um novo público pode receber desconto na conta de energia elétrica por meio da Tarifa Social.
Isso acontece porque o salário-mínimo sofreu um reajuste. Logo, as regras que definem uma pessoa de baixa renda mudaram. Isso porque é preciso ter uma renda mensal per capita de meio salário-mínimo dentro da residência.
Os descontos na conta de energia elétrica variam de acordo com o gasto energético da residência, mas podem chegar a 65% ou até isenção total.
As demais famílias podem receber um desconto variável a partir de 10%, a depender do gasto.
Portanto, lembre-se de que é preciso estar devidamente registrado no Cadastro Único e possuir os dados atualizados. Procure um CRAS na sua cidade para ter mais informações ou acessar o portal do governo.