Quem recebe R$ 1.212 do BPC perde benefício se começar a trabalhar?
Antes de mais nada, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, realiza pagamentos mensais de até de um salário mínimo (atualmente R$ 1.212) a idosos com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoas com deficiência de qualquer idade.
Para reivindicar o benefício a pessoa deve ser brasileiro nato ou naturalizado, residente e domiciliado no Brasil e que não receba qualquer outro benefício.
Portanto, uma dúvida muito comum dos inscritos do programa é que se conseguir um emprego com carteira assinada eles perdem o BPC?
A resposta é NÃO. O beneficiário que recebe o BPC, não perde o benefício quando começa a trabalhar de carteira assinada. Isso porque, o que acorre agora é uma suspensão (não cancelamento).
Portanto, ao ficar desempregado novamente, o BPC voltará a ser liberado. É necessário apenas, o segurado solicitar ao INSS a retomada do pagamento do benefício.
Inicialmente, a pessoa deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência e se inscrever no Cadastro Único.
Após isso, o cidadão pode entrar em contato pelo 135, ou procurar uma agência do INSS, ou entrar no site/aplicativo do Meu INSS, e preencher o formulário corretamente, adicionando todos os documentos solicitados na plataforma.
Por mais que o procedimento pareça simples, o ideal é que a pessoa siga orientação de um profissional especialista no assunto, pois, para a concessão do benefício é necessário o agendamento de um exame avaliativo.