Um novo benefício para a população em situação de vulnerabilidade social pode ser aprovado ainda neste ano. O “Vale-Sacolão” está entre os assuntos mais comentados e já desperta algumas dúvidas na pessoa, como o procedimento para solicitar.
Como o próprio apelido sugere, o Vale-Sacolão é uma maneira de ajudar famílias de baixa-renda a manter a segurança alimentar. Ele funciona como uma espécie de vale-alimentação e garante um dinheiro extra para ser gasto com as despesas da feira ou do mercado.
No caso, o valor do vale deve ser utilizado exclusivamente para a compra de legumes, frutas e verduras, ingredientes básicos e necessários para a refeição dos brasileiros. Entenda melhor o assunto a partir de agora, conheça o valor e como solicitar.
O Vale-Sacolão se refere ao Projeto de Lei (PL) 1084/22 que foi proposta pelo deputado José Nelto (PP-GO) e que estipula um valor de R$ 250,00 por mês para a população de baixa renda a fim de comprar frutas, legumes e verduras.
A medida foi proposta para amenizar parte do problema de insegurança alimentar vivido pelos brasileiros. É importante ressaltar que segundo os dados oficiais do governo, cerca de 33 milhões de cidadãos vivem em situação de insegurança alimentas. Em outras palavras, são pessoas que frequentemente não conseguem comprar os alimentos básicos para se manter.
Outro ponto destacado dentro do texto é a capacidade que o Vale-Sacolão apresenta de fomentar o comércio local, especialmente o pequeno comerciante que possui um hortifruti ou mercado no bairro onde a pessoa reside.
Primeiramente, saiba que o vale-sacolão ainda encontra-se em apreciação dentro da Câmara dos Deputados e não existe uma previsão de quando ele poderá ser posto em prática. Isso porque depois de ser avaliado por diferentes comissões da Casa, o PL passará pelo Senado e depois vai à presidência da República.
Segundo a proposta, o benefício deve ser concedido apenas para as família que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza. É preciso participar do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O CadÚnico é uma base de registros que cataloga todas as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Com base nele, o governo é capaz de inserir os cidadãos em programas de assistência social, como Bolsa Família, por exemplo.
Para se inscrever é preciso ir até um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Leve todos os documentos e comprovantes para fazer o cadastro corretamente.