Quem pode atualizar dados do Cadastro Único por confirmação em casa. Para a manutenção da qualidade dos dados do Cadastro Único, as famílias inscritas devem manter seus dados cadastrais atualizados.
Isso deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família.
Como consultar inscrição no Cadastro Único
O usuário poderá verificar se seus dados cadastrais estão atualizados ou não pelo aplicativo do Cadastro Único ou na versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br; Para atualização é necessário estar logado no Gov.BR.
Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de Atualização Cadastral por Confirmação.
A opção só será apresentada para usuários com perfil de Responsável Familiar que já possuam o cadastro familiar concluído.
A cada dois anos é necessário que o cadastro seja atualizado mas, por vezes, os dados da família permanecem os mesmos.
É para essas situações que foi disponibilizada a opção de Atualização Cadastral por Confirmação. Se após revisar todos os dados da família, o(a) Responsável Familiar confirmar que todos os dados de endereço, integrantes da família e as informações de escolaridade e renda de todos permanecem iguais, então ele poderá fazer
Mas fique atento(a)!
Ao não declarar uma informação ao Cadastro Único ou declarar informações incorretas, caso seja constatada má fé, a família pode ser excluída do Cadastro Único e o Responsável Familiar poderá ainda ser responsabilizado civil e criminalmente!
Quem pode atualizar dados do Cadastro Único por confirmação
A atualização cadastral por confirmação pode ser realizado pelo(a) Responsável Familiar nos casos em que todos os dados cadastrais exibidos em tela permanecerem os mesmos, ou seja, sem dados a incluir, excluir ou alterar.
Se houver algum dado que precisa ser alterado ou se o cadastro da família tiver alguma pendência, como por exemplo, se estiver incluído em Averiguação Cadastral, não vai ser possível atualizar via aplicativo. Nesse caso, a família deve ir ao posto de atendimento do Cadastro Único.
Informações ou dúvidas
Em caso de dúvidas, reclamações e sugestões, acesse o site da Ouvidoria do Ministério da Cidadania ou ligue no telefone 121 da Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania. A ligação é de graça e pode ser realizada por telefone fixo ou celular.