Quem não sacou dinheiro esquecido deve ficar atento ao novo calendário. Os brasileiros que ainda não sacaram o dinheiro esquecido em instituições financeiras na primeira rodada poderá solicitar o resgate de 28 de março até o dia 16 de abril. O Banco Central (BC) divulgou mais uma repescagem do site Valores a Receber [valoresareceber.bcb.gov.br].
Neste novo período, o agendamento também ocorrerá de forma escalonada de acordo com a data de nascimento ou a data de abertura da empresa.
Mas, desta vez, cada grupo terá um dia inteiro para realizar o agendamento e não somente um turno, como ocorreu no ciclo anterior. Confira o cronograma na tabela:
Depois da conclusão desse novo ciclo de agendamento, o sistema de consulta vai passar por reformulação de 17 de abril a 1º de maio. As consultas serão retomadas em 2 de maio, na abertura da segunda fase do programa, que incluirá mais fontes de recursos esquecidos no sistema financeiro.
Na segunda etapa, a previsão é que sejam liberados R$ 4,1 bilhões em recursos esquecidos provenientes de:
Para verificar se existe dinheiro esquecido, o cidadão precisa acessar o sistema e informar o CPF e data de nascimento, para pessoa física, e o CNPJ e data de abertura da empresa para pessoa jurídica.
Caso tenha valores a receber, no momento da consulta, o sistema informa a data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente.
Um dos requisitos para solicitar o resgate é ter cadastro no sistema gov.br, plataforma do Governo Federal que centraliza centenas de serviços pela internet, nos níveis ouro ou prata. O cliente deverá informar uma chave Pix da sua conta bancária.
Os valores solicitados por usuários que indicaram a chave Pix devem ser devolvidos pelas instituições em até 12 dias úteis.