Cadastro Único

QUEM É INSCRITO no Cadastro Único tem direito a Celular e Chip de graça?

Publicado por
Rodrigo Peronti

Quem é inscrito no Cadastro Único tem direito a Celular e Chip de graça? Confira os detalhes e tire suas dúvidas!

O Cadastro Único é um sistema que permite ao governo federal mapear quais são as famílias que enfrentam algum tipo de vulnerabilidade social no Brasil. Através da inscrição no programa, os cidadãos conseguem acessar uma série de benefícios sociais.

Dentro os benefícios que o Cadastro Único dá acesso estão: Bolsa Família, Vale-gás, BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre vários outros. No entanto, existem diversos auxílios públicos que continuam desconhecidos, como o que propõe a entrega de celulares e chips de graça para a população de baixa renda.

Quem é inscrito no Cadastro Único tem direito a Celular e Chip de graça?

O Cadastro Único dará acesso a celular e chips de graça no Brasil?

A iniciativa que oferece celulares e chips telefônicos de graça para os brasileiros inscritos do Cadastro Único foi criada ainda durante o último governo e recebeu o nome de Internet Brasil. Contudo, o programa ficou meses esperando a autorização presidencial e ainda continua sem aplicação efetiva de forma abrangente.

Segundo os dados presentes no próprio portal gov.br, o Programa Internet Brasil tem o objetivo de levar conexão de internet e inclusão digital para todos os estudantes e para suas famílias, desde que demonstrem a necessidade do benefício.

“O acesso à internet se dará através da disponibilização de chip e pacote de dados. O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)”, afirma o texto atualizado ainda no dia 13 de janeiro de 2023.

Internet Brasil está em funcionamento, mas apenas em 6 municípios

Até o momento, segundo as informações atualizadas do governo, o programa Internet Brasil está em operação, mas atinge apenas 6 cidades do país.

Os locais em que é possível ter chip com internet móvel de graça através do Cadastro Único são: Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE).

No entanto, a previsão é a de que novos locais sejam apreciados pela medida de forma gradativa. Por hora, o programa Internet Brasil visa oferecer chips de telefonia com créditos móveis para serem utilizados pelos estudantes e familiares. No futuro, a proposta pode ser ainda mais ampla e disponibilizar celulares para mais pessoas, incluindo professores e agentes de educação.

Como ter acesso ou solicitar o chip dentro por meio do Internet Brasil

O objetivo do governo sempre foi o de distribuir 14 milhões de chips até o último dia de conclusão do programa. Para ter acesso ao benefício, o cidadão deve integrar uma família de baixa renda que esteja devidamente inscrita no Cadastro Único.

Depois disso, será necessário aguardar que o governo atinja a região de moradia da pessoa para disponibilizar novos chips. Ainda não existe previsão de quando isso pode acontecer.

Lembre-se de que o registro no sistema do CadÚnico deve ser feito diretamente em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Basta levar os documentos pessoais de todos os integrantes da família e seguir as orientações de entrevista com os orientadores do serviço.