Nas varandas urbanas, muitos de nós encontramos nosso próprio pequeno refúgio, um espaço onde a natureza se encontra com nosso ambiente diário. Mas, por mais que desejemos transformar esses espaços em mini jardins exuberantes, nem todas as plantas são adequadas para viver ali. Além das questões de espaço e exposição solar, existem certas plantas que, surpreendentemente, podem não ser a melhor escolha para este ambiente.
Antes de sair adquirindo plantas aleatoriamente, é fundamental conhecer quais delas podem se tornar problemáticas ou mesmo perigosas quando cultivadas em varandas. Vamos explorar quais são elas? Nós contamos tudo para você.
Como você pode imaginar, existem diferentes espécies de plantas resistentes que se aclimatam perfeitamente na varanda, enquanto outras correm o risco de morrer prematuramente se ali forem cultivadas. Não há mistério aí: o contato direto com os raios solares pode causar ressecamento irreparável das plantas, sem sequer dar tempo para intervir.
Ou seja, se a sua varanda estiver voltada para o sul, o excesso de luz pode causar muitos danos, principalmente em plantas frágeis como as camélias. Se você tem algum conhecimento de jardinagem, provavelmente sabe que é fundamental escolher um local adequado e uma posição adequada para as plantas. Uma regra de ouro? Definitivamente, a luz solar não deve ser direcionada diretamente para a folhagem. Em vez disso, você deve preferir uma área sombreada e ventilada.
E além do sol, mesmo um ambiente com muito vento pode prejudicar plantas delicadas! Cuidado com as correntes de ar: se forem fortes e frequentes, inevitavelmente terão repercussões na saúde das suas plantas. Como já deve ter compreendido, instalar plantas na varanda não é uma tarefa fácil, pois há muitos parâmetros a ter em conta.
Embora esta planta seja popular por suas flores atraentes, ela é altamente tóxica se ingerida. Isso pode ser preocupante se você tiver crianças pequenas, animais de estimação ou até mesmo aves que frequentam sua varanda e possam tentar mordiscar a planta.
Popular durante a época natalícia, esta planta tem um látex que pode irritar a pele e é tóxica quando ingerida.
Se você está procurando plantas que sejam fáceis de cuidar e que possam sobreviver em ambientes externos, aqui estão algumas sugestões: