Que ingredientes um creme firmador deve ter para ser muito eficaz?
Reafirmar a pele do corpo não é fácil porque a capacidade de produzir colágeno e elastina, proteínas que são o suporte, se perde naturalmente. Além disso, fatores externos como o sol, dieta, alterações de peso ou exercícios também afetam.
Corrigir topicamente não é fácil, já que a origem está nas moléculas que estão nas camadas mais profundas da pele. Porém, a chave está nos ingredientes do tratamento que aplicamos, pois existem alguns que têm capacidade comprovada de agir na suavidade da pele e com dedicação e perseverança (e acompanhando-a de bons hábitos alimentares e de exercício) podemos obter resultados.
>>Pele saudável: como usar aveia em 3 máscaras caseiras diferentes
Colágeno: é uma das principais proteínas que compõem a pele. Tem a capacidade de restaurar tecidos, mas com a idade perde a sua eficácia e é por isso um dos ingredientes básicos de um bom creme firmador. Para ser bem absorvido e contribuir para a regeneração celular, deve estar presente na forma solúvel.
Vitamina A ou retinol: melhora a elastina e promove a criação de colágeno. Outros antioxidantes, como vitamina E, B ou C também são perfeitos para aumentar a produção de colágeno de dentro para fora. Os alfa-hidroxiácidos (AHAs) também podem ajudar, graças às suas propriedades esfoliantes, pois lavam as células mortas e promovem a regeneração dos tecidos.
O que isso faz é torná-lo mais suave e homogêneo. Por sua vez, o ácido hialurônico é bastante conhecido na cosmética antienvelhecimento, mas também auxilia na firmeza dos cosméticos, pois confere firmeza, graças à sua capacidade de absorção de água, mantendo a matriz da epiderme hidratada.
Existem outros princípios ativos, como silício, gotu kola, echinacea ou que também costumam estar presentes neste tipo de cosméticos, potencializando o efeito firmador e anti-flacidez.
>>Veja como preparar uma máscara com casca de laranja para rejuvenescer a pele