Que documentos são obrigatórios para levar no carro?
Para conduzir um veículo, temos de cumprir uma série de requisitos formais que incluem levar conosco a todo o momento a documentação pessoal e do veículo que, perante um eventual controlo policial, atesta que podemos conduzir o veículo.
A Lei de Trânsito indica claramente quais documentos, tanto pessoais quanto de veículo, o motorista deve levar ao sair.
Não tê-los com você pode levar a polícia a apreender o veículo temporariamente ou impor multas que variam dependendo de qual documento está faltando.
Portanto, revisá-los e certificar-se de que estejam atualizados antes de sair é uma ação que todos devem tomar para evitar problemas.
Conduzir um veículo é considerado um privilégio que cada pessoa obtém por ter sua carteira de motorista e mantê-la em dia. Muitos acreditam que basta levar consigo a CNH, mas na verdade não é só isso.
A a Lei do Código Brasileiro de Transito (CTB) é clara nesse sentido. Todos os condutores devem portar, obrigatoriamente, os seguintes documentos (em dia) no carro:
1- Carteira de motorista: A carteira de motorista é o documento que comprova que você está autorizado a operar determinados tipos de veículos nas ruas e rodovias do Brasil.
É importante notar que se, por exemplo, você tiver uma carteira de habilitação classe A e estiver dirigindo um táxi ou outro veículo que exija uma carteira classe B, a polícia considerará que você está dirigindo sem carteira com as penalidades que isso acarreta.
2- CRLV: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo:
Documentos pessoais mostram que estamos autorizados a dirigir, mas isso não é suficiente, pois a polícia também exige que a pessoa tenha os documentos do veículo, que indicam que ele atende a todas as condições para circular.
Popularmente conhecido como CRLV, é um documento que contém todos os antecedentes do veículo e do seu proprietário e mostra que o carro está registrado.
Agora que você sabe quais são esses documentos que você precisa ter em dia para dirigir, pedalar com facilidade e descobrir novos lugares, ? também compartilhamos com você uma lista de elementos importantes, nos quais você deve levar em consideração a data de conclusão ou validade.
Dirigir um veículo que pertence a outra pessoa não é um problema se você tiver os documentos necessários, portanto, não é necessária uma autorização escrita ou notarial do proprietário.
Nos controles, os policiais costumam inserir a placa do veículo em um banco de dados para saber se ele é autuado por furto.