Manchas escuras na pele aparecem por alguns motivos, mas existem maneiras de prevenir que isso ocorra, por isso vamos te ensinar algumas. Os motivos podem ser genética, exposição ao sol desprotegida, envelhecimento da pele e fatores hormonais, como gravidez ou menopausa.
De acordo com a dermatologista Ana Loaiza, as manchas para as quais a maioria de suas pacientes vão à consulta são: melasma ou pano (principalmente em puérperas); lentigos solares (manchas marrons ou marrons escuras que aparecem com a idade); manchas de acne pós-inflamatórias; e sardas ou sardas.
“Algumas pessoas têm maior predisposição para apresentar manchas na pele devido à genética como o melasma, outras pela exposição ao sol. Por isso a prevenção de manchas tem a ver com os cuidados com a pele das crianças”, indica Loaiza.
Por isso, a especialista recomenda que o uso do protetor solar comece aos seis meses de idade e seja a melhor forma de prevenir manchas e envelhecimento.
Mas, se você já tem manchas, temos muitas receitas de máscaras caseiras para incluir na sua rotina de cuidados faciais, que provou eficácia ao atuar na origem de alguns tipos de manchas que mencionamos. O sérum e o creme facial também serão de grande ajuda para atenuar as manchas e restaurar a luminosidade do seu rosto.
A especialista partilhou cinco recomendações que devemos ter em conta para nos prevenir e proteger das manchas: