Quantas vezes o óleo de fritura pode ser reutilizado? Qual o melhor? Quais males podem vim sobre a sua vida?
Para muitos, é a pergunta de um milhão de dólares. Quantas vezes você pode reutilizar o óleo de fritura? Dura mais tempo se fritar o mesmo?
>Adeus rugas: Aprenda a preparar seu próprio colágeno com 2 ingredientes
>Veja como fazer com que as batatas fritas não absorvam muito óleo
A verdade é que não é altamente recomendável, pois cada vez que o óleo é aquecido a altas temperaturas sua estrutura se altera e, a partir do segundo uso, a degradação passa a gerar substâncias nocivas à saúde. Isso porque, quando submetidos a altas temperaturas, os ácidos graxos que compõem o óleo dão origem a aldeídos tóxicos que podem causar doenças como Alzheimer, Parkinson ou vários tipos de câncer.
>Descubra por que você deve adicionar bicarbonato de sódio ao café antes de ingeri-lo
Mas um óleo usado não é apenas perigoso para a saúde, também é capaz de estragar a comida (que absorve mais óleo, não cozinha por igual, aparecem sabores e odores estranhos…) e causar contaminação cruzada. Sem mencionar que pode ser mais perigoso diminuindo o ponto de fulgor.
>Descubra o que acontece ao seu corpo se você beber chá de alho com o estômago vazio por 15 dias!
Essas toxinas não são formadas igualmente em todos os óleos. De acordo com um estudo realizado na Faculdade de Farmácia de Vitória, os óleos de girassol e linho geram aldeídos muito mais tóxicos (e em menos tempo) do que o azeite quando aquecido a 190ºC em fritadeiras industriais.
>Conheça esta fórmula caseira perfeita para acabar com a queda de cabelo
>Descubra o que chá de cebola, limão e mel oferece ao seu corpo
Pensando nisso, se você quiser reaproveitar o óleo de fritura, é melhor usar azeite. No entanto, deve-se ter em mente que nem todos os azeites são igualmente resistentes.
Embora o que realmente determina se o óleo de fritura pode ser reutilizado é a temperatura. Se ultrapassamos o ponto de fumaça no primeiro uso, não importa o tipo de óleo utilizado, não é recomendável reaproveitá-lo. Isso porque quanto mais alta a temperatura, maior o desgaste. É ideal para fritar entre 180 ° C e 200 ° C .
>Conheça ingredientes que podem ser substituídos em qualquer receita
Com essas considerações (usando um óleo de qualidade na temperatura certa), não haveria nenhum problema em reutilizar o óleo de fritura uma segunda vez, desde que você levasse em consideração os alimentos que são cozidos nele.
Obviamente, deve-se ter em conta que mesmo os azeites mais requintados degradam-se da primeira para a segunda utilização , perdendo os antioxidantes, polifenóis e oleocantais que lhe conferem as qualidades mais características.
>Óleo de café para fazer o cabelo crescer em apenas uma semana
>Prepare estes ricos e suculentos croquetes sem óleo e sem fritar