Quando você não tem experiência de trabalho, o que colocar em seu currículo? – Embora haja quem afirme que em algum momento o currículo sairá de moda, esse futuro ainda está longe, e hoje é importante saber montar um bom CV, pois serve de carta de apresentação na hora de se candidatar. para um trabalho.
Muito pode ser escrito sobre currículos, várias dicas e recomendações para garantir o sucesso profissional ou acadêmico , no entanto, há certos aspectos que não custa tocar novamente, principalmente algumas questões de conteúdo que para iniciantes no mercado de trabalho podem ser bastante problemáticas.
Embora muitas vezes seja recomendado que um curriculum vitae seja adaptado à vaga de emprego que nos interessa, ou seja, não ter CVs padrão e enviar sempre a mesma coisa, mas personalizá-lo, de forma a aumentar as nossas hipóteses de sucesso, para Para alguns candidatos, o principal problema é a falta de experiência de trabalho.
A experiência de trabalho é como a espinha dorsal de um currículo. Talvez o aspecto que mais possa atrair os recrutadores, junto com as soft skills e hard skills, a formação acadêmica talvez seja o terceiro lugar na posição de interesse na hora de contratar uma pessoa, então como fazer um bom currículo se não tiver experiência de trabalho?
Em primeiro lugar, temos que ter em mente o nosso próprio contexto. Se é a primeira vez que procuramos um emprego, é claro que não poderemos contar com uma vasta
experiência de trabalho, por isso não devemos nos frustrar com isso, mas focar em nossos pontos fortes, para atrair atenção.
A falta de experiência de trabalho nem sempre é um problema, se soubermos apresentar informações sobre nós mesmos. Por exemplo, talvez você não tenha realmente um
emprego remunerado, mas se você fez um estágio, um estágio, se ofereceu ou trabalhou por conta própria, tudo isso pode ser enviado no espaço de experiência de trabalho.
Também lhe pode interessar : Conheça estas 4 vantagens de ser trabalhador no estrangeiro.
Além disso, para torná-lo ainda mais atraente, você pode gastar uma ou duas linhas descrevendo os recursos que você tinha. Será muito útil se essas funções puderem ser
adaptadas ou assimiladas às tarefas exigidas pelo trabalho para o qual você está se candidatando.
Por outro lado, se os slots de experiência de trabalho forem curtos, você pode destacar o slot de soft e hard skills, pois cada vez mais empresas prestam atenção especial às hard e soft skills de seus candidatos.