Quando devo usar o cartão de crédito e quando evitá-lo? | Os bancos oferecem produtos que facilitam a gestão do nosso dinheiro , como é o caso dos cartões de crédito, que são uma excelente ferramenta para organizar nossas finanças pessoais. Eles disponibilizam ao cliente um fundo de recursos que pode ser acessado imediatamente, basta passar o cartão pelo sensor para realizar as compras e pagá-las posteriormente.
Em outras palavras, mesmo que você não tenha dinheiro no momento, esses tipos de itens bancários permitirão que você financie produtos e serviços. Agora, você tem que pensar que é um instrumento que gera dívida, se você não manuseá-lo corretamente pode te trazer problemas financeiros.
Embora esses plásticos possam ser muito úteis, nem sempre é conveniente usar seu cartão de crédito para fazer um pagamento. Pense nisso, na realidade nem é necessário atingir o limite do seu crédito, será melhor reservar recursos para situações de emergência que realmente o mereçam.
Para evitar que você faça mau uso do serviço, apresentamos duas listas; um com as compras que lhe convém pagar com cartão de crédito, e outro com as despesas que merecem uma forma de pagamento diferente.
1- Compras na internet: embora sempre verifique se o site é seguro. É preferível que você use seu cartão de crédito, pois em caso de algum tipo de fraude financeira, será mais fácil reivindicar compras não autorizadas.
2- Eletrodomésticos e bens duráveis ou caros : em princípio, porque representam uma despesa média que você pode arcar mais facilmente em parcelas, ou diretamente porque você não tem dinheiro. Mas além disso, ocasionalmente eles lhe darão um preço melhor com este método de pagamento, você também terá direito a outros benefícios, como garantia estendida sobre os produtos e bônus econômicos.
3- Voos e hotéis: as despesas com plástico para viagens lhe darão vários serviços extras; seguro de assistência médica, cobertura de bagagem e bônus acima do normal.
Despesas de emergência: medicamentos, serviços médicos e todo tipo de consumo imprevisto.