Qual óleo escolher para nutrir a pele do corpo?

Veja as orientações e escolha o que mais combina com seu tipo de pele

Os óleos vegetais são produtos extremamente nutritivos carregados de antioxidantes que tornam a pele do corpo muito mais elástica. Como são utilizados e sobretudo como escolher o que mais lhe convém ?

Qual óleo escolher para nutrir a pele do corpo

Os óleos corporais são ricos em nutrientes para que possamos nos beneficiar deles. Muitos deles, se não todos, são usados ​​para restaurar o conforto e a elasticidade da pele, mas também para alcançar um momento de bem-estar, especialmente após um treino ou dia de trabalho muito estressante.

A escolha de qualquer produto para o corpo (seja leite corporal, condicionador ou creme) deve ser feita de acordo com a sensibilidade da pele e teremos que fazer o mesmo ao escolher um óleo natural para cuidar de nós mesmos. A estrutura de cada pele é essencialmente a mesma, e são sobretudo as instruções de utilização que fazem a diferença, mas não nos esqueçamos que consoante a nossa pele seja mais oleosa ou mais seca, uma determinada pode ser mais cómoda do que outra. .

Como usar óleos vegetais corretamente

Escolhendo o melhor óleo vegetal

Em primeiro lugar, deve ser feita uma distinção entre um óleo vegetal puro e um óleo cosmético , que geralmente é misturado com outras substâncias (uma mistura de óleos). Os mais comuns são óleo de amêndoa doce, óleo de coco, óleo de jojoba e óleo de argan.  Para que os produtos puros sejam mais eficazes, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial, dependendo de suas necessidades (por exemplo, problemas circulatórios, celulite, pele dura, etc.).

O óleo também pode ser adicionado ao gel de banho ou xampu . Eles são ótimos quando você tem cabelos e pele muito secos.

E na hora de escolher nosso melhor óleo vegetal , também temos que conhecer as propriedades de cada um deles. Portanto, você deve ser guiado pelo que agora lhe dizemos.

Óleo de argan para todos os tipos de pele

Apelidado de “ouro líquido” , o óleo de argan é produzido a partir das nozes da fruta Argania spinosa, que só cresce no Marrocos. Desde 1998, essas árvores fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

É sem dúvida um dos óleos vegetais mais famosos, muito rico em ácidos gordos essenciais e antioxidantes, o óleo de argan é ideal para combater a pele seca. Suaviza a epiderme e é excelente para prevenir o envelhecimento da pele devido às condições climáticas (sol, vento, frio…)

É especialmente indicado para o tratamento da pele seca e irritada. Além disso, aplicado regularmente em uma cicatriz, mantém a pele hidratada e acalma a pele tensa. De facto, confere flexibilidade à pele e é muito eficaz como tratamento anti-rugas.

É eficaz tanto para a pele seca como para a oleosa, pois nutre a pele seca e previne o excesso de sebo na pele oleosa.

 Óleo de coco para pele seca e madura

A composição do óleo de coco, muito rico em vitaminas e ácidos graxos, o torna uma panacéia para o cuidado da pele. Na verdade, é amplamente utilizado em cosméticos porque hidrata e purifica a pele.

O óleo de coco é rico em vitaminas A e E que promovem a renovação celular e combatem o aparecimento de rugas, mas também os danos causados ​​pela luz solar.

Óleo de linhaça para pele madura e cabelos danificados

Muito rico em ácidos graxos, mas também em polifenóis e vitamina E, o óleo de linhaça promove a regeneração da pele. Além disso, a vitamina E e os polifenóis combatem os radicais livres responsáveis ​​pelo envelhecimento celular. Além disso, o ômega 6 representado pelo ácido linoleico no óleo de linhaça fortalece a barreira cutânea . É por isso que protegem a epiderme melhorando a elasticidade e também servem para recuperar cabelos danificados ou quebradiços.

Óleo de amêndoa para nutrir a pele de crianças e mulheres grávidas

Rico em vitaminas A e E, este óleo tem propriedades nutritivas, fortificantes, emolientes e tonificantes. Além disso, nutre e fortalece os cabelos secos.

O óleo de amêndoa é rico em vitamina A, que melhora a elasticidade da pele, mas também em vitamina E, que acelera a reparação dos tecidos, hidratando a pele para que fique mais brilhante e saudável.

Além disso, possui propriedades emolientes e calmantes e, portanto, é muito adequado para a pele de crianças e mulheres grávidas.

É adequado para todos os tipos de pele, mas é especialmente recomendado para quem tem pele muito seca, pois penetra muito facilmente, bastam algumas gotas para massagear no rosto ou no corpo. O óleo de amêndoa pode substituir seu creme noturno. Para uma esfoliação, você pode adicionar algumas colheres de açúcar para se livrar da pele morta.

Óleo de avelã para pele oleosa

O óleo de avelã é especialmente adequado para peles oleosas e com tendência a acne, pois ajuda a regular o excesso de sebo, combate cravos e estreita os poros.

É muito mais fluido que o óleo de amêndoa, por isso é muito facilmente absorvido e não deixa a pele oleosa.

Óleo de rícino para combater manchas

O óleo de rícino contém proteínas que estimulam a produção de colágeno e, portanto, é um excelente agente antirrugas . No entanto, é oleoso, por isso é bom usar apenas algumas gotas para não entupir os poros. Graças à sua composição em ácidos gordos, tem propriedades clareadoras e anti-manchas tanto para o rosto como para as mãos.

Além disso, purifica a pele, por isso é usado para tratar espinhas, mas também acne.

Óleo de jojoba para todos os tipos de pele

Graças às suas propriedades hidratantes, o óleo de jojoba também é um dos melhores para nutrir a pele do corpo, pois é famoso por sua ação antienvelhecimento, mas também é anti-inflamatório, por isso hidrata a pele. É muito nutritivo, por isso bastam algumas gotas para massajar na pele para sentir todos os seus benefícios e ter uma ação anti-rugas.

Nutritivo e reidratante, o óleo de jojoba previne o envelhecimento e é excelente para cicatrizar feridas superficiais (pequenas escoriações causadas pelo barbear ou depilação, queimaduras, picadas de insetos). Nutre os cabelos secos, mas também é indicado no caso dos cabelos oleosos, pois ajuda a combater o excesso de sebo no couro cabeludo.

Óleo de rosa mosqueta para pele seca e madura

O óleo de rosa mosqueta é um regenerador natural que revitaliza a pele do corpo, eliminando os sinais de fadiga, proporcionando uma boa hidratação e melhorando a elasticidade, graças ao seu teor de vitaminas A, E e D.

Excelente como anti-rugas e como remédio contra estrias, é nutritivo e cicatrizante e é indicado em caso de queimaduras solares.

Seu uso não é recomendado , no entanto , se você tem pele propensa a acne.

Atenção! Consulte o dermatologista antes de usar qualquer produto na pele.