Qual é o segredo para evitar o excesso de oleosidade nos cabelos?
Sobre o cuidado do cabelo não são muitas dúvidas e meia – verdades que ainda permanecem um mistério, especialmente quando se trata de evitar excesso de gordura no couro cabeludo.
>>Como aplicar o shampoo para prevenir o frizz e dar volume ao cabelo
E é que encontrar a fórmula ideal para deixar o cabelo menos oleoso parece uma busca sem fim. Para esclarecer algumas dúvidas, dois dermatologistas darão seus melhores conselhos para isso.
Sobre como evitar que o cabelo fique sujo com menos frequência, existem dois mitos que já lemos ou ouvimos. “Se você lavar o cabelo todos os dias, ele ficará sujo mais rápido” ou “se você lavar o cabelo com menos frequência, poderá treinar o cabelo para que não fique tão oleoso”.
>>Três alimentos perfeitos para melhorar seu cabelo
O mais aconselhável é sempre ir ao dermatologista para conhecer o estado do nosso couro cabeludo e da nossa pele e desta forma é o especialista quem recomenda o mais indicado para os nossos cuidados pessoais.
No entanto, é preciso ter em conta que a nossa pele formula uma gordura própria o que é benéfico, mas se lavar o cabelo com demasiada frequência, só conseguirá eliminá-lo por completo. E se, ao contrário, atrasamos muito a lavagem, acumulamos muita sujeira e promovemos coceira.
>>Especialistas revelam qual é a melhor maneira de aplicar óleo de coco no cabelo
A ideia é reconhecer quando seu cabelo precisa ser lavado, pois lembre-se que nossa pele exige higiene. Você pode usar shampoos suaves se precisar lavar o cabelo diariamente ou você pode usar shampoos secos também.
Então, o que devemos fazer para evitar que o cabelo fique oleoso facilmente? Dois dermatologistas concordaram com a mesma resposta e a revelaram para a revista Vogue: leve uma vida tranquila, descanse bem e evite o estresse.
>>Economize dinheiro clareando o cabelo em casa com bicarbonato de sódio
“A produção de gordura pela glândula sebácea, que junto com cada fio de cabelo forma a unidade pilossebácea, responde a um estímulo misto: nervoso e hormonal. O único treino possível seria levar uma vida tranquila, com um ritmo vigília-sono adequado, sem hábitos tóxicos (…) Dessa forma, nosso sistema nervoso ficará mais equilibrado e estimulará menos as glândulas sebáceas, que, portanto, produzirão menos gordura”, comentou. Eduardo López Bran, diretor da Clínica IMEMA.
Da mesma forma, López Bran explica por que não devemos deixar nossos cabelos oleosos por muitos dias: “atrasar a frequência das lavagens não ajuda nada. Acumula sujeira, gordura, descamação, restos celulares e favorece o aparecimento de foliculite, coceira”.
>>Veja como você pode usar banana para se livrar dos cabelos grisalhos
Para reforçar essa mesma ideia, a dermatologista Paloma Cornejo, diretora da clínica que leva seu nome, acrescenta um aspecto fundamental que muitos de nós negligenciamos: manter uma alimentação saudável. “Uma das coisas que mais graxa os cabelos é uma dieta rica em calorias, açúcares de rápida absorção e laticínios”, destacou.