Qual é a melhor panela para cozinhar? Vantagens e desvantagens de diferentes panelas existentes no mercado. Não perca essas informações a seguir.
Há tantas panelas! E não, não estamos falando do tamanho: já reparou que esses utensílios podem ser feitos de diversos tipos de materiais? Se você está prestes a comprar um panela, mas não sabe qual é o melhor para você, hoje vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de cada um. Não perca a informação!
Em primeiro lugar, temos a panela de Teflon, que além de ter uma grande capacidade antiaderente, é uma das mais baratas do mercado.
Qual é a desvantagem? Sua vida útil é muito curta em comparação com vasos feitos de outros materiais. Não é só isso: perde a não aderência e se o Teflon queimar pode ser tóxico.
Por outro lado, as panelas de alumínio são muito populares porque são bastante baratas e leves, o que as torna muito fáceis de lavar.
Além disso, o alumínio é um dos materiais que melhor distribui o calor, o que os torna ideais para fazer pamonhas, por exemplo.
Desvantagens: é um material muito sujeito à corrosão, podendo ser tóxico para os alimentos.
Uma de suas grandes vantagens é que é um material muito resistente e zero tóxico. Outro motivo para optar por esse material é que ele não retém sabores nem odores.
Porém, sua grande desvantagem é que não possui propriedades antiaderentes, sendo necessário o uso de algum tipo de gordura de cozimento.
Este é um dos materiais mais tradicionais para cozinhar, pois adiciona sabor aos pratos que são cozinhados. Também é muito econômico e retém muito bem o calor dos alimentos após o cozimento.
No entanto, suas desvantagens são que é um material muito frágil, suscetível a mudanças de temperatura, e pode ser tóxico devido ao esmalte com o qual é recoberto, pois pode conter chumbo.
Outro motivo é que, apesar de manter o calor muito bom, ele é de cozimento lento, então você pode gastar muito gás se usá-lo.
É um clássico da cozinha, até porque é muito econômico e distribui muito bem o calor. Mas lembre-se de que uma de suas desvantagens é que esse material pode ser tóxico, além de se deteriorar com facilidade.
É um material que está na moda por dois motivos: é antiaderente e muito mais resistente e durável que o Teflon.
No entanto, para cozinhar com essas panelas, você deve ter muito cuidado, pois risca com facilidade, também perde a viscosidade com o tempo e também pode causar toxicidade.
Por fim, existem as panelas de cozinha de vidro, que permitem ver como os alimentos são cozidos, além de não transmitir metais aos alimentos.
Assim como imaginamos pelo nome, eles são frágeis. Você deve ter cuidado ao lavá-los e também usar a temperatura certa para que não quebre.
Para saber mais dicas de casa para facilitar sua vida, clique aqui.