Pele

Qual é a diferença entre esfoliantes e peelings?

Publicado por
Yanara Cardeal

Você já se perguntou qual é a diferença entre peeling e esfoliação? Embora ambas as técnicas sejam usadas em nossa rotina de beleza para remover células mortas e impurezas da pele, elas são, na verdade, bastante distintas. Hoje, vamos explorar o que diferencia esses dois tratamentos.

Qual é a diferença entre esfoliantes e peelings?

Qual é a diferença entre esfoliantes e peelings?

Peelings e esfoliantes diferem tanto na composição quanto na forma como agem na pele. Para esclarecer, vejamos o que cada um desses tratamentos envolve.

O peeling é um tratamento mais intenso que utiliza produtos químicos para esfoliar a pele, sendo geralmente realizado em centros de estética ou consultórios dermatológicos. Durante o procedimento, são aplicadas substâncias ácidas no rosto, que ajudam a remover as camadas superficiais da pele, suavizando-a e reduzindo rugas e manchas escuras.

A esfoliação, por outro lado, é um tratamento mais suave que utiliza principalmente partículas esfoliantes naturais, como açúcar, sal, óleos ou pó de grãos, para remover as células mortas da superfície da pele. Os esfoliantes podem ser físicos, ou seja, conter partículas abrasivas, ou químicos. Esse procedimento pode ser realizado em casa, utilizando produtos comprados ou feitos com ingredientes naturais.

Como você pode perceber, ambos os tratamentos oferecem benefícios à pele, mas é importante considerar suas necessidades antes de escolhê-los. Por exemplo, peelings químicos podem ser mais indicados para pessoas com problemas de acne ou manchas escuras, enquanto esfoliantes são geralmente mais adequados para quem tem pele sensível ou seca.

Na rotina diária, a esfoliação é altamente recomendada, pois ajuda a manter a pele radiante e livre de impurezas. Geralmente, é aconselhável realizá-la à noite, já que a pele fica mais sensível à exposição solar após o tratamento. Antes de esfoliar, é importante hidratar a pele, vaporizando-a com água termal. Após a esfoliação, é fundamental hidratar novamente a pele, desta vez utilizando um creme ou óleo.

Atenção! Antes de aplicar qualquer produto na pele, faça um teste de alergia e consulte seu dermatologista.