Qual chá emagrece mais? Verde, preto, branco ou vermelho?

Qual chá emagrece mais? Verde, preto, branco ou vermelho?

A grande quantidade de chás disponíveis no mercado podem confundir facilmente o consumidor que busca benefícios específicos para a saúde. A maioria das dúvidas, segundo a nutricionista Aline Moscoso, recaem sobre os chás branco, verde ou preto, que são feitos a partir da mesma planta, a camélia sinensis. Os três têm propriedades semelhantes, diferenciando-se sobretudo pela época de colheita e processamento.

>Suco antioxidante e termogênico para perder peso e ganhar imunidade

De acordo com a nutricionista, o processamento da planta define a quantidade de polifenóis do chá. O chá branco, por exemplo, que não sofre fermentação, é o mais rico em polifenóis, um poderoso antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento.

Todas as variedades deste chá podem ser igualmente utilizadas para quem pretende emagrecer. Já que as infusões produzidas a partir desta planta ajudam a acelerar o metabolismo, estimulam a queima de gordura e têm um efeito altamente diurético.

>Óleo de canela: Como usar esse termogênico perfeito para secar sua barriga

Embora, o chá verde seja o mais conhecido entre os que querem perder peso, de facto o chá branco pode ser ainda mais eficiente, de acordo com a nutricionista. O chá preto é o mais concentrado em cafeína, porém, todos possuem algum percentual desta substância. Portanto, principalmente pessoas que sofrem de hipertensão e gastrite, não devem consumir esta variedade em excesso.

As principais diferenças entre cada tipo:

Chá branco – Por ser menos processado, possui mais polifenóis e catequinas, substâncias antioxidantes que combatem envelhecimento e previnem doenças. Também é diurético, estimula a queima calórica, ajuda a controlar a pressão arterial e diminui os níveis de colesterol mau (LDL).

>Bebidas muito deliciosas que fazem uma limpeza e eliminam gorduras

Chá vermelho – Acelera o metabolismo, favorece a redução do colesterol e facilita a digestão. É bastante conhecido por auxiliar na queima de gordura.

Chá verde – É o mais comum dos chás por ser mais abundante e mais barato. É muito utilizado para o emagrecimento pois acelera o metabolismo, é antioxidante, diurético e estimula a queima calórica.

Chá Preto – Possui benefícios semelhantes aos demais, porém, entre os chás da planta camélia sinensis, é o mais pobre em nutrientes. Também é o mais concentrado em cafeína.