O uso de cílios postiços ou extensões ganhou popularidade porque conseguem dar volume e tamanho maior sem a necessidade de usar rímel, além de levantar o olhar triste para dar um efeito mais aberto. No entanto, seu uso constante pode trazer alguns riscos e consequências para nossos olhos.
Como aconteceu com a estudante de psicologia Adne Lucilla Carvalho Santos, que após passar por uma dessas técnicas de beleza acabou internada devido a uma ferida no olho, que surgiu em decorrência de uma reação alérgica aos produtos usados para colocar fios sintéticos.
Segundo seu relato, após colocar as extensões de cílios, ela começou a sentir ardência, vermelhidão e secreção nos olhos; então apareceu a ferida e ele teve que começar a tomar antibióticos para parar a infecção.
Embora isso não aconteça em todos os casos, é importante levar em consideração os riscos do uso de cílios postiços antes de colocá-los.
O uso constante de cílios postiços ou extensões pode causar infecções oculares em pelo menos 1 em cada 4 pessoas, segundo oftalmologistas japoneses, que relataram entre os principais sintomas de reação alérgica à cola.
Além disso, os cílios postiços costumam ser uma fonte de infecção, porque ao colocá-los é recomendável não lavá-los diretamente com água, o que favorece o acúmulo de bactérias e sujeira que podem entupir os poros.
Usá-los não representa um risco em todos os casos; no entanto, é necessário cuidar bem deles para manter a higiene e evitar consequências.
Evitar molhar os cílios postiços ou extensões não significa que não deva limpá-los, como deve fazê-lo sempre, por isso é aconselhável colocar um pouco de água micelar em um cotonete e passar em toda a base para remover o excesso de sujeira.