Pele

Quais são os erros mais comuns quando se faz pedicure em casa?

Publicado por
Evelin Leone

Cuidar bem dos pés é importante porque, embora às vezes não pensemos nisso, uma pedicure ou um corte incorreto das unhas pode levar a problemas que, dependendo de cada caso, podem até dificultar a caminhada. Então agora vamos saber quais são os erros mais comuns de uma pedicure em casa.

Quais são os erros mais comuns de uma pedicure em casa?

Além de esfoliar bem a pele dos pés de vez em quando, também é importante fazer uma pedicure, e se você não tiver tempo de ir a um profissional, pode fazê-lo em casa, embora evitando uma série de erros que são bastante comuns e que têm a ver não só com o corte correto das unhas, mas também com a forma como limamos ou removemos calos e calosidades e até sabemos como usar ou usar verniz.

Cortar as unhas muito curtas ou cortá-las tortas

Se você cortar as unhas muito curtas ou tortos, você pode incentivar as unhas encravadas a se formarem à medida que crescem. Também não será bom deixá-los por mais tempo do que o normal, pois além de serem feios, você pode fazer com que eles se rasguem com o uso de meias e sapatos.

Não tratar calos

Após o banho ou duche, use uma pedra-pomes ou uma lixa para os pés enquanto a pele ainda estiver molhada, pois ficará mais macia. Sempre lixe os calos em uma direção, não de um lado para o outro. E lembre-se, há uma linha tênue entre remover uma boa quantidade de pele e exagerar.

Não passe hidratante

Você coloca nas mãos, mas com certeza sempre esquece de passar hidratante nos pés. É importante usar um hidratante que tenha sido criado especificamente para os pés, pois no caso de usar qualquer um ou um para as mãos, ele pode não ser forte o suficiente para penetrar nas camadas mais grossas da pele.

Usando ferramentas velhas ou sujas

Mesmo que sejam seus e você não os compartilhe com ninguém, você deve desinfetar as ferramentas e substituí-las caso enferrujem. Se você usar uma pedra-pomes ou lixa para os pés, é uma boa ideia mantê-la fora do chuveiro ou da banheira para evitar o acúmulo de umidade e germes.

Não tratar cutículas

Suas cutículas cobrem e protegem a matriz ungueal. Empurrá-los suavemente para trás é uma opção mais saudável. Além disso, usar um óleo ou hidratante em suas unhas manterá suas unhas e cutículas hidratadas.

Deixe o esmalte por muito tempo

Embora de boa qualidade, os esmaltes desidratam as unhas e promovem descamação e descoloração. Fungos, leveduras e bolores podem começar a se formar se o esmalte ficar muito tempo.