Dicas de Casa

Quais são os alimentos que você NUNCA deve congelar?

Publicado por
Yanara Cardeal

Frutas e vegetais crus, ovos crus com casca, peixes, laticínios, maionese, molhos ou batatas são alimentos que não devem ser congelados. Sua qualidade nutricional é alterada por esse processo, comprometendo os nutrientes. Portanto, o melhor é consumi-los frescos.

Ao congelar alimentos, você também imobiliza qualquer bactéria que ele possa conter. Ao contrário da crença popular, estas não morrem quando congeladas; elas permanecem inativas e são reativadas após o descongelamento.

Quais são os alimentos que você nunca deve congelar?

Quais são os alimentos que você nunca deve congelar?

Muitos alimentos perdem seus benefícios quando congelados. Porém, existe uma regra básica na hora de congelar: não congele novamente o que já foi congelado uma vez, pois isso coloca em risco a sua saúde, além do sabor, da textura ou das propriedades.

Por exemplo, se você tiver sobras de uma refeição, não as congele novamente. O alimento já foi exposto ao ataque bacteriano e o recongelamento o tornaria inativo.

Alguns alimentos, embora não sejam perigosos, perdem estrutura, vitaminas e outros componentes quando congelados. Além disso, o sabor e a textura são alterados, por isso é melhor consumi-los frescos. Aqui está uma lista de alimentos que nunca devem ser congelados:

Peixe: Congele apenas se estiver suficientemente fresco. Use um recipiente hermético para evitar a ingestão de bactérias e parasitas. Limpe o peixe cuidadosamente antes de congelá-lo. Após uma limpeza cuidadosa, o prazo de validade do peixe no congelador depende do teor de gordura das diferentes espécies. Regra geral, peixes magros como o linguado ou o bacalhau podem ser armazenados durante mais de 6 meses no congelador, enquanto os peixes gordos como o atum, o salmão ou a cavala devem ser consumidos no prazo de 3 meses após a congelação.

Frutas e vegetais crus: Solidificam quando congelados, destruindo sua estrutura. Ferva ou escalde antes de congelar.

Ovos cozidos ou descascados: Nunca os congele com casca. Bata ou separe a clara da gema antes de congelar.

Produtos lácteos (leite, natas, queijo): A sua consistência é bastante alterada pela congelação.

Maionese e outros molhos à base de ovo: Não devem ser congelados. Alimentos gordurosos congelados podem perder sabor, cheiro e consistência.

Batatas: O congelamento faz com que o amido desapareça, resultando na perda de sabor e textura.

Dicas para um congelamento adequado:

  • Utilize recipientes adequados, rígidos, sem fissuras ou rachaduras, com selos herméticos para evitar a entrada de água ou ar.
  • Congele em porções menores para evitar recongelar o que já foi retirado do freezer.
  • Lembre-se que recongelar alimentos já congelados compromete seriamente a saúde. Utilize sempre recipientes apropriados para evitar a entrada de ar ou água.