Bem Estar

Quais são os adoçantes naturais mais saudáveis?

Publicado por
Yanara Cardeal

 Se queremos desfrutar de um doce saudável, devemos ter em conta o tipo de adoçante que vamos incluir na nossa dieta. Existem vários tipos de formas de dar a doçura necessária àquelas bebidas, sobremesas ou pequenas guloseimas que alegram o nosso dia. Anote os adoçantes naturais que você deve incluir na sua lista de compras, o açúcar pode estar escondido nos alimentos ou processado, sem você perceber.

Estes são os adoçantes mais saudáveis

O açúcar é o seu pior inimigo

Embora digam que um pouco de doce nunca faz mal, é importante conhecer bem o nosso inimigo. Está associado a uma série de doenças e é classificado como perigoso se ingerido em grandes quantidades. O problema deste adoçante é que muitas vezes ele fica escondido ou não o vemos, o que facilita comer mais do que o necessário e exceder a quantidade recomendada pela OMS

A Organização Mundial da Saúde recomenda no máximo 25 gramas de açúcar por dia, ou seja, três sachês. Pode parecer justo, com um café logo pela manhã, no meio da manhã e um chá à noite, ficaríamos em um bom lugar, embora não seja assim. Existem muitos alimentos que contêm açúcar, os processados ​​podem ser feitos em grande quantidade. Esse açúcar que não vemos pode afetar diretamente nossa saúde, sem que percebamos estaremos ultrapassando as orientações do que seria recomendado ou saudável.

As Tâmaras são uma boa alternativa

Para doces ou biscoitos, usar tâmaras é uma opção muito boa. Podemos consumi-los diretamente, são frutos da palmeira com uma boa quantidade de fibras e vitaminas. Contém açúcar, mas não é gratuito, nem é tão prejudicial quanto o açúcar convencional. É saudável porque nos oferece suas propriedades, além do sabor doce que procuramos.

As passas também são uma boa opção

Para adicionar um pouco de doçura. Eles contêm fibras e antioxidantes, são uma boa opção para biscoitos ou biscoitos, podemos até comê-los com nada mais que um copo de leite. Essas passas têm sido usadas ao longo da história da culinária há anos. Podemos tê-los em casa e comê-los entre as refeições para obter o efeito saciante que procuramos.

Stevia é um dos adoçantes naturais mais saudáveis

A stévia é um dos adoçantes naturais mais desejados e saudáveis, naturalmente é um bom ingrediente para incluir na nossa dieta. Adoça 200 vezes mais que o açúcar, mas sem suas propriedades ruins. Regula o açúcar no sangue, não causa cáries e é um grande aliado na hora de cuidar de nós mesmos por dentro. Esta planta com folhas doces revolucionou completamente o universo da confeitaria e doces.

Podemos consumir Stevia diretamente em folhas secas, em pó ou em formato líquido. Boas opções para desfrutar do sabor doce que precisamos logo de manhã sem incluir açúcar e com propriedades muito boas. 

Escolha o formato Stevia, também existe esse tipo de adoçante natural em formato granulado que nos lembrará do açúcar sem ser. No entanto, para fazer qualquer doce, devemos ter em mente que ele é mais poderoso que o açúcar, por isso é importante não adicionar muito.

O mel é um adoçante natural tradicional

Se quisermos usar um dos adoçantes que foram usados ​​ao longo da história da humanidade, nada melhor do que um pouco de mel . Este ingrediente estará preparado para dar um acabamento perfeito a qualquer sobremesa. Sua textura líquida o torna perfeito para ser apreciado em torradas ou tortilhas.

Também nos deixará viciados com um pouco de leite e café, cuidará de nós por dentro e desfrutará de uma doçura muito tradicional. O ponto de doçura é muito alto, é importante não abusar do mel, mesmo que seja natural, os antioxidantes e enzimas que ele contém são um ponto a seu favor.

 Devemos optar por um mel confiável que dê aos nossos doces um ponto de sabor necessário com todas as garantias possíveis, deve ser pasteurizado e estará sujeito a uma data de validade assim que abrirmos o frasco. A validade do mel é de cerca de 2 anos, algo que devemos levar em consideração.

Antes de usar estes ingredientes consulte seu médico ou nutricionista.