O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é uma das principais, senão a principal ferramenta que o governo possui para mapear as famílias de baixa renda do Brasil. Ele serve tanto para nível nacional quanto para municipal e estadual.
Com base nas informações do Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, a administração pública é capaz de inserir os cidadãos em programas sociais. Os programas são destinados a auxiliar os cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
Bolsa Família, Vale-Gás e Benefícios de Prestação Continuada (BPC) são apenas alguns dos programas que utilizam o Cadastro Único. Existem muitos outros que também serão listados aqui para explicar as regras e o funcionamento do registro.
As regras do Cadastro Único sofrem atualizações conforme o passar do tempo. Por isso, com a chegada de um novo ano, também vale explicar o que pode existir de novo nos procedimentos já estabelecidos anteriormente.
O Cadastro Único concede acesso a benefícios sociais, o que é um importante recurso para diminuir a desigualdade entre a população brasileira – uma das maiores do mundo.
Sobre as novidades para este ano de 2023, o mais importante é manter o cadastro atualizado. Todos os cidadãos que estão registrados no banco de dados, precisam manter as informações mais recentes para permanecer integrando os programas aos quais possuem direito.
O processo de atualização do Cadastro Único é feito a cada dois anos por cada um dos brasileiros que o compõem.
Para atualizar as informações no Cadastro Único é preciso se dirigir a um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) com documento de identificação do com foto, comprovante de endereço e dados de renda.
Na ocasião, os funcionários do CRAS podem realizar uma entrevista social para entender a situação atual. Dessa maneira, dá para garantir a manutenção dos benefícios como o Bolsa Família e outros.
Além disso, as informações atualizadas podem dar acesso a novos auxílios que o governo criou ou criará ao longo do ano.
Existe uma enorme variedade de benefícios que o Cadastro Único confere o direito. No entanto, muitos deles são apenas de esferas municipais e estaduais. Eles devem ser consultados junto à administração pública local, ou diretamente no CRAS da sua cidade.
Assim, os programas de nível nacional de maior destaque são:
O processo para inscrição no Cadastro Único em 2023 continua o mesmo e é preciso comparecer ao CRAS da sua cidade com documento com foto e CPF, além de comprovante de renda (se houver), comprovante de endereço e documentos de outras pessoas que residem no mesmo imóvel.
Os atendentes farão uma entrevista social para constatar os fatos e orientar a respeito das regras referentes ao processo.
Portanto, todas as informações e a situação cadastral devem ser acompanhadas por meio do portal do governo: gov.br.