Existem muitas maneiras de hidratar a pele, como fazer uma máscara de arroz. Porém, o melhor é consumir as vitaminas necessárias para deixar seu rosto radiante. Estas podem ajudar de dentro para fora, por isso é importante considerá-las para nutrir a pele com todos os seus benefícios.
Quais são as melhores vitaminas para pele seca?
Vitaminas do grupo B
Uma das principais vitaminas para regenerar a pele é a vitamina B. Dentro deste grupo, vale destacar a vitamina B7, também conhecida como biotina, um nutriente que não só melhora a pele seca, mas também ajuda o seu corpo a produzir ácidos graxos que nutrem seu rosto e corpo.
Outro de seus benefícios é regular o funcionamento das glândulas sebáceas. Graças a isso, a biotina consegue hidratar profundamente esse tipo de pele e aliviar alguns de seus sintomas, principalmente coceira e vermelhidão.
Vitamina C
Outra excelente opção para o cuidado da pele seca é a vitamina C. Este nutriente ajuda a reduzir um dos sintomas que mais preocupa as pessoas que sofrem deste tipo de pele: o aparecimento de rugas prematuras visíveis.
Pelas suas propriedades antioxidantes, a vitamina C oferece benefícios reafirmantes que aumentam a síntese de colágeno e estimulam as fibras envolvidas nesse processo. Como consequência, este nutriente ajuda a ter uma pele muito mais elástica e jovem.
Vitamina E
Devido ao seu poder antioxidante, esse nutriente possui propriedades hidratantes que melhoram a hidratação da pele. Além disso, possui propriedades antirrugas que estimulam a produção de colágeno e ajudam a reduzir as rugas da pele.
Por que a pele seca?
A pele seca é causada pela perda de água da camada externa da pele. Pode ser devido aos seguintes fatores:
- Aquecimento: Aquecimento central, fogões a lenha, aquecedores e lareiras reduzem a umidade.
- Clima: Viver em locais com climas frios e ventosos ou com baixa umidade.
- Muitos banhos ou esfoliações: Tomar longos banhos quentes ou esfoliar demais a pele pode ressecá-la. Tomar banho mais de uma vez por dia também pode retirar a oleosidade natural da pele.
- Sabões e detergentes abrasivos: Muitos sabonetes, detergentes e xampus populares retiram a umidade da pele porque são formulados para remover a oleosidade.
- Outras condições de pele: Pessoas com problemas de pele, como dermatite atópica (eczema) ou psoríase, têm maior probabilidade de ter pele seca.
- Tratamentos médicos: Algumas pessoas desenvolvem pele seca e espessa após serem submetidas a tratamento contra o câncer, receberem diálise ou tomarem certos medicamentos.
- Envelhecimento: À medida que as pessoas envelhecem, a pele fica mais fina e produz menos óleos necessários para reter água.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa na pele, faça um teste de alergia e busque orientações com seu dermatologista.