Atenção! Esses são os programas sociais que estão no Cadastro Único 2023. O Cadastro Único é o maior instrumento para beneficias as famílias pobres em todo o país.
O Setor do Cadastro Único, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), é o órgão responsável por administrar o Cadastro Único de Programas Sociais, realizando ações de inclusão e atualização de dados das famílias em todas as cidades do país.
O CadÚnico, como é mais conhecido, é um instrumento de coleta de dados e informações, com o objetivo de identificar as famílias de baixa renda existentes nas cidades, a fim de incluí-las nos programas sociais. Portanto, o caminho mais fácil para entrar em programas sociais é o Cadastro Único.
Podem se inscrever no Cadastro Único, famílias com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos. Assim, ao realizar o cadastro é gerado o Número de Identificação Social (NIS) e é com esse número que a pessoa vai poder participar dos programas assistenciais.
A porta de entrada do CadÚnico em qualquer cidade do país são os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). As pessoas interessadas em fazer o cadastro devem procurar um dos CRAS existentes em qualquer cidade do país.
Portanto, é importante ressaltar que estar no CadÚnico não significa a entrada automática nesses programas citados acima, pois cada um possui regras específicas.
Para todos os membros da família: Carteira de identidade, CPF e título de eleitor, carteira de trabalho; certidão de casamento ou nascimento. Portanto, leve todos os documentos originais.
O Cadastro Único deverá ser atualizado a cada dois anos pela responsável familiar, ou sempre que houver qualquer alteração na família, como renda familiar, entrada ou saída de pessoas na família, mudança de endereço, mudança de município e mudança de escola. Portanto, mesmo não havendo alteração na família, é necessário atualizar os dados cadastrais a cada ano.
Portanto, as famílias precisam estar cientes que fazer a atualização do Cadastro Único é importante para que os benefícios não sejam bloqueados ou cancelados.