Os cílios postiços foram há muito tempo algo que muitas mulheres sempre recorriam quando desejavam ter cílios longos e grossos . Eles ainda existem hoje e nós os usamos para a mesma finalidade, mas talvez sejam menos falados já que a estética evoluiu muito e não podemos esquecer que existem técnicas como implantes de cílios. No entanto, ainda é um tratamento que tem um certo custo, portanto, se você tem um evento e deseja exibir cílios grandes e marcados e planeja usar cílios postiços , será importante que você saiba aplicá -los, mas também tratá-los corretamente para evitar riscos.
Muitas pessoas se preocupam tanto com a aparência que são perfeccionistas em tudo. Para isso, eles não hesitarão em aperfeiçoar todos os aspectos do corpo, até os cílios. Os cílios são aqueles pelinhos que crescem nas pontas das pálpebras . Eles geralmente se curvam ligeiramente para cima.
Quando uma mulher fica na frente do espelho para pensar na melhor maquiagem para realçar seu rosto, os cílios devem realçar absolutamente a cor e o formato dos olhos. Então, além do rímel e lápis nas pálpebras para ficar perfeita, muitas mulheres também usam cílios postiços . São extensões que mostram outros cílios grossos e definidos. Mas mesmo estes, mesmo que sejam falsos, devem ser cuidados da melhor maneira possível.
De fato, se não forem limpos, podem surgir alguns inconvenientes que também são bastante irritantes e perigosos para a saúde. Vamos ver o que pode acontecer a seguir.
Ainda segundo revelou o oftalmologista Renato Neves, do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo -SP em entrevista ao portal Encontro Moda e Beleza. “A altura normal dos cílios corresponde a um terço, mais ou menos, da altura dos olhos. Isso permite que os cílios exerçam o papel de proteger da poluição e ainda evitar a evaporação, que pode levar ao ressecamento ocular. Quando alguém passa a ter o dobro do volume de pelos, não só na quantidade como também na altura, está claramente interferindo na saúde ocular”, comenta o especialista.
O portal também revela que um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, constatou que a relação do comprimento dos cílios com a altura dos olhos, entre uma pálpebra e outra, está presente em 22 espécies de mamíferos, além do homem. “A natureza é sábia. Esse comprimento permite ao olho receber ar e umidade na medida certa, sendo protegido pelos cílios do excesso de poluição/poeira, do Sol, e de outras partículas que poderiam agredir o cristalino. Já o uso excessivo de cílios mais longos e mais fartos pode comprometer a visão, impedindo a necessária circulação de ar e promovendo o ressecamento e a irritação dos olhos”, alerta o médico.
Com relação à curvatura dos cílios, Renato Neves explica que a genética desempenha papel fundamental. “Geralmente, as pessoas têm entre 90 e 160 cílios na base da pálpebra superior, divididos em grupos, e outros 80 na inferior. A curvatura é naturalmente programada para que eles se toquem, durante mais de 20 mil piscadas diárias, sem que um interfira no outro”, comenta o especialista.
Ele lembra ainda que os cílios são “obrigados a suportar” o peso dos fios artificiais, ainda que sejam curvos. “Isso faz com que eles se toquem de forma diferente, podendo grudar, entortar e, posteriormente, arranhar a visão. Isso sem mencionar o risco que correm algumas pacientes ao se submeterem à técnica que usa cola para fazer o prolongamento fio a fio. Nestes casos, a paciente corre risco de uma conjuntivite química e inclusive de lesões de gravidade variável”, diz o oftalmologista e matéria publicada pelo portal citado.
Caso você não seja a dona de longos cílios naturais, pode ser que já tenha pensado em fazer um alongamento deles ou até usado postiços, no entanto, alguns desses procedimentos podem causar alergia, irritação e, em alguns casos, até doenças mais graves como um derrame ocular.
Há alguns dias, um vídeo viralizou no Tik Tok em que uma esteticista mostrava publicamente o que pode acontecer se você não mantiver seus cílios postiços corretamente. Mesmo estes, ao contrário do que você possa pensar, absolutamente devem ser limpos todos os dias. O perigo é atrair ácaros.
Os ácaros dos cílios são geralmente inofensivos , alimentando-se de um pouco de óleo e pele morta, o que também pode ser útil. No entanto, se eles começarem a ter muitos, podem causar infecção e supercrescimento bacteriano. Cílios sujos com a presença dessas criaturas estão se espalhando porque as pessoas acreditam que sendo falsos, esses tipos de cílios não precisam ser lavados todos os dias. Mas a limpeza é essencial como se fossem reais porque estão em contato com os olhos.
Portanto, para evitar ter ácaros irritantes e problemáticos em seus cílios, lembre-se sempre de cuidar deles e limpá-los , todos os dias, sejam eles seus ou as extensões aplicadas por você ou por uma esteticista profissional.