Quais estados vão abrir inscrições para a CNH SOCIAL GRATUITA em 2023? Ter uma carteira de habilitação é de extrema importância, e de graça é melhor ainda!
O ano de 2023 chegou e com ele muitas oportunidades vão surgir, inclusive, para fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) totalmente de graça. Isso é possível por meio do Programa CNH Social 2023. Por conta disso, o Informe Brasil apurou quais são os estados que vão oferecer a CNH Social neste novo ano. Leia atentamente todas as informações a seguir!
Dirigir é uma das melhores experiências que qualquer pessoa pode viver, porém esta atividade acarreta grandes responsabilidades para as quais é necessário ter alguns documentos como carteira de habilitação que credenciem o responsável pelo veículo.
É um documento oficial, pessoal e intransferível com autorização administrativa para circular na via pública e é concedido a critério de cada estado, inclusive a idade mínima para obter é 18 anos.
Ter uma carteira de habilitação é de extrema importância, pois são documentos oficiais que indicam às autoridades que as pessoas estão aptas a dirigir na cidade. Assim, os condutores mostram que conhecem as regras de trânsito locais, têm uma boa formação de motorista e sabem identificar os requisitos básicos, como o significado das luzes do painel ou a maneira correta de colocar o cinto de segurança, por exemplo.
Por isso, ao obter sua habilitação, você atestará que conhece as orientações necessárias para viajar e o faz com responsabilidade.
Agora que você já sabe sobre a importância de obter a CNH, vamos revelar quais estados possuem o Programa CNH Social Gratuita para que você fique atento as oportunidades de fazer a sua Carteira de Motorista de graça.
O Programa é destinado às pessoas de baixa renda. Ou seja, aquelas pessoas que não tem condições de pagar. O programa tem a finalidade de possibilitar o acesso gratuito aos serviços de habilitação para fazer a primeira habilitação, mudança ou adição de categorias.
Ao se inscrever no programa CNH Social, o candidato obtém a primeira CNH, categorias A ou B, ou a adição das categorias A ou B e a mudança de B para D.
O programa oferece a isenção das taxas do Detran, como a de inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular e agendamentos de provas teórica e de exame prático. O contemplado tem também isenção de pagamentos de exames médico e psicológico, junta médica quando se tratar de candidato com deficiência e toxicológico exigido para categoria profissional. Ou seja, o custo é zero para o candidato contemplado. Vai economizar mais de R$ 3 mil reais!
Para se inscrever na CNH Social você precisará se enquadrar em alguns requisitos e estar com alguns documentos em ordem. Portanto, deixe tudo pronto para quando a oportunidade surgir.
O candidato à obtenção da CNH Social deverá preencher os seguintes requisitos:
Apesar de ser um projeto criado pelo governo federal, os estado não têm a obrigação de aderir ao programa. Por isso nem todos os estados do Brasil oferecem a CNH Social. Na verdade, dos 26 estados do país, 27 contando com o Distrito Federal, 17 estados participam do programa e podem abrir vagas a qualquer momento. Confira a lista abaixo.
Estados que podem abrir vagas da CNH Social Gratuita: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe.
Estados que ainda não aderiram a CNH Social: Mina Gerais, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Esses estados ainda não tem previsão de incorporar o programa.
Os interessados em ser contemplado com a CNH Social deverão ficar atentos às publicações dos novos editais de abertura de vagas ao longo de 2023. E aqui no Informe Brasil vamos divulgar todos os processos seletivos em primeira mão. Fique atento!