Quais aposentados do INSS estão isentos de pagar remédios nas farmácias em 2022?
Quando um cidadão vai à farmácia para comprar um medicamento, o que mais pesa é preço. Imagine no caso de um aposentado ou pensionista do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) que ganha um salário que mal dá para cobrir as despesas da casa? Não é fácil, não é?
Porém, você sabia que muitos medicamentos podem ser liberados de graça ou com desconto para alguns beneficiários do INSS, desde que atendam a alguns requisitos. Portanto, revelamos os detalhes para você economizar essa grana todo mês.
Ao todo, são disponibilizados 112 tipos de remédios, sendo que diversos deles são gratuitos e outros contam com descontos que chegam a 90%. São medicamentos para as patologias: hipertensão, asma, diabetes, glaucoma, rinite, doença de parkson, osteoporose, dislipidemia e influenza A (H1N1), além de Anticoncepção e fralda geriátrica. O Programa beneficia em torno de 10 milhões de pessoas.
Podem pegar os medicamentos gratuitos ou com descontos os aposentados ou pensionistas do INSS com 60 anos ou mais.
Esses remédios gratuitos ou com desconto de 90% são liberados pelo Programa Farmácia Popular, em qualquer farmácia participante do país. Ao chegar em uma farmácia da rede privada, verifique se tem a marca “Aqui tem Farmácia Popular”.
Para retirar os medicamentos, o cidadão deve apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que é 180 dias. A receita médica pode ser emitida tanto por um profissional da rede pública quanto por médico que atendem em hospitais ou clínicas privadas.
O que é? O Programa Farmácia Popular do Brasil vem a ser uma iniciativa do Governo Federal que cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, de ampliar o acesso aos medicamentos pela população.