O pudim de tâmaras é uma sobremesa simples de fazer e muito deliciosa, por isso escolhemos ele para mostrar para você. O costume de comer algo doce para fechar a refeição nasceu no antigo Império Romano, onde as bacanais duravam horas.
Depois, as comemorações tornaram-se festas onde o almoço se juntava ao jantar, de modo que os comensais comiam pão untado com mel para limpar o paladar entre as refeições. Hoje em dia, a maioria das pessoas costuma terminar suas refeições com uma deliciosa sobremesa, sendo o pudim um dos mais comuns.
Este pudim de tâmaras tem uma textura cremosa e firme. A combinação de seus ingredientes é realmente atraente, já que a cor escura das tâmaras é complementada pelo dourado do caramelo na base esbranquiçada do pudim. Por outro lado, o sabor enjoativo e doce de ambos os ingredientes se misturam perfeitamente, realçando seus sabores.
100 gramas de tâmaras
400 gramas de leite integral
4 ovos médios
100 gramas de leite condensado
Caramelo líquido
Despeje o caramelo líquido em 6 copos de creme individuais e guarde na geladeira para engrossar. Descasque as tâmaras e pique-as finamente. Coloque as tâmaras picadas numa tigela juntamente com o leite, os ovos e o leite condensado.
Misture com um mixer de mão por dois minutos até obter a base do pudim. Retire os flans da geladeira e coloque em uma grade em uma assadeira com água. Despeje a mistura de flan uniformemente em cada molde e cubra com papel alumínio.
Cozinhe em banho-maria no forno a 150 graus Celsius por 75 minutos. Ao espetar o interior de um pudim, com um espeto ou palito limpo, que deve sair seco, saberemos se a sobremesa está cozida.
Retire do forno e leve à geladeira por 30 minutos. Desenforme e sirva. Esta sobremesa pode ser oferecida como lanche para as crianças ou se tornar o fechamento perfeito de um jantar. É barato e não tem complicações.